![]() |
| Hassan Nasrallah, líder do grupo radical xiita do Líbano |
Denise Chrispim Marin/O Estado de S. Paulo
Espiões da CIA, a principal agência de inteligência dos Estados Unidos, foram identificados e capturados recentemente no Líbano pelo grupo radical xiita Hezbollah. A informação foi divulgada na segunda-feira pela Associated Press (AP), em uma reportagem que não foi contestada pelo governo de Washington e teve como base declarações de autoridades não identificadas.
O relato da AP afirmou também que a CIA estava ciente das possíveis capturas de seus agentes no Líbano e tentara protegê-los. Por essa razão, a agência de inteligência teria suspendido sua atuação no Líbano desde meados do ano.
GABINETE APRESENTA RENÚNCIA A MILITARES NO EGITO
O Globo
Após três dias de intensos e violentos protestos no Cairo, com mais de 24 mortos e 1.500 feridos, o governo civil apresentou sua renúncia nesta segunda-feira ao conselho militar que está à frente do Egito desde a queda do ditador Hosni Mubarak, em fevereiro.
A saída do Gabinete era uma das demandas dos manifestantes, que ainda ocupam a Praça Tahrir, mas não a única.
Mohamed Hegazy, porta-voz do Gabinete, disse que os ministros manterão suas atividades de governo até que os militares, que governam de fato o Egito, decidam se aceitarão ou não a renúncia.
Segundo fontes, a junta militar espera definir primeiro um novo premier, para depois aceitar a renúncia.
Mais cedo, a junta militar baixou um decreto que bane da vida política por cinco anos os condenados por corrupção.
A lei poderia tirar da corrida eleitoral alguns membros do antigo regime de Hosni Mubarak, mas foi considerada insuficiente pelos manifestantes, que querem todas as pessoas ligadas ao governo do ditador fora da disputa.
"A lei será aplicada àqueles que trabalham para uma política corrupta e que prejudicam os interesses da nação", disse o conselho militar em comunicado. "Os condenados serão retirados de sua posição de liderança e perderão a cadeira na Assembleia Popular (Parlamento) e nos conselhos locais."



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).