quarta-feira, 23 de novembro de 2011

INTERNACIONAIS

23/11/2011

BRASIL APOIA CONDENAÇÃO DA SÍRIA NA ONU
Gustavo Chacra/ESTADÃO
NOVA YORK - Com o apoio do Brasil, a Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou a Síria nesta terça-feira, 22, por violação dos direitos humanos durante a repressão do regime aos levantes opositores iniciados há oito meses. Foram 122 votos a favor, 13 contra e 41 abstenções. O Brasil apoiou a decisão.
A condenação é mais um sinal do isolamento do regime sírio, que já foi suspenso da Liga Árabe. A resolução, porém, tem menos peso do que uma ação do Conselho de Segurança, onde Bashar Assad ainda conta com o apoio da Rússia e da China. Estes países, que possuem interesses comerciais e militares na Síria, vetaram no início de outubro uma resolução no órgão máximo da ONU condenando o regime de Damasco. Tal posição deve ser mantida se o tema voltar ao conselho.
BZ-Aos poucos a presidente Dilma vai se distanciando de seu antecessor. Sob a batuta deste, Amorim, o chanceler megalo-nanico e os Marco Aurélio "TOP TOP" e sua canhestra "doutrina" internacional jamais condenariam o governo do ditador e tirano Bashar al-Assad.

PRESSIONADA, JUNTA PROMETE ACELERAR A ENTREGA DE PODER AOS CIVIS NO EGITO
Lourival Sant’Anna/Esradão
CAIRO - Mais de 100 mil manifestantes ocupavam nesta terça-feira, 22, a Praça Tahrir, no centro do Cairo, quando o marechal Mohamed Tantawi, chefe da junta militar que governa o país, anunciou a realização de eleição presidencial em junho e acenou com um referendo para decidir se as Forças Armadas devem deixar o poder imediatamente. Em resposta, a multidão, no quarto dia de confrontos com a polícia que deixaram mais de 30 mortos, gritou um sonoro "fora".
"Desde o primeiro dia, dissemos que realizaríamos eleições e transferiríamos o poder para um governo civil", lembrou Tantawi, que durante duas décadas foi ministro da Defesa do ex-ditador Hosni Mubarak, derrubado em fevereiro após 18 dias de protestos liderados por um movimento semelhante ao que ocupa o centro do Cairo e de outras cidades egípcias desde o fim de semana.
BZ-Ficar nas mãos dos militares, com certeza teremos outra ditadura bomo Nasser, Sadat, Mubarak, etc... O grande problema do Egito é que o poder nas mãos dos civis pode descambar para uma república islâmica radical xiita, a exemplo do Irã. Aí o euilíbrio de forças na região ficará muito difícil.


FILHO DE KADAFI TERIA SIDO TRAÍDO POR SEU GUIA NO DESERTO
O filho do ex-líder líbio Muamar Kadafi que ainda estava foragido na Líbia, Saif al-Islam Kadafi, foi traído e levado a seus captores por um nômade líbio que diz ter sido contratado para ajudá-lo a escapar para o Níger com a promessa de receber 1 milhão de euros. Procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), Saif al-Islam foi capturado no fim de semana, no que um oficial do novo governo do país descreveu como “o capítulo final do drama da Líbia”. Nessa terça-feira, o procurador-chefe do TPI permitiu que o filho de Kadafi seja julgado na Líbia, mas que juízes da corte de Haia estarão envolvidos no caso. O TPI, sediado em Haia, na Holanda, também acusou o ex-chefe de inteligência de Kadafi, Abdullah al-Senoussi, de crimes contra a humanidade. Autoridades da Líbia afirmam que al-Senoussi foi capturado no final de semana e está detido na cidade de Sabha, embora o premiê interino não confirme essa informação. (iG)
BZ-Julgado na Líbia, Saif Kadafi, quase com certeza será condenado à morte, o fim da maioria dos tiranos poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).