quinta-feira, 24 de novembro de 2011

INTERNACIONAIS

24/11/2011



O verdadeiro dono do Egito atual

EGÍPCIOS MANTÉM CETICISMO QUANTO A MILITARES, DIZ EMBAIXADOR BRASILEIRO
A população egípcia se mantém cética quanto às recentes concessões feitas pela junta militar governante e quanto à idoneidade das eleições parlamentares que começam na semana que vem. A avaliação é do embaixador do Brasil no Cairo, Cesário Melantonio Neto.
"Não surpreendem (os atuais distúrbios no país). Quando houve a revolução (que derrubou o presidente Hosni Mubarak), a população esperava um desengajamento rápido dos militares. Mas eles começaram a mostrar desejo de seguir no poder indefinidamente", opinou o diplomata brasileiro.
Na última terça-feira, após três dias consecutivos de violentos protestos na Praça Tahrir, que resultaram em mais de 30 mortes, a junta militar concordou em formar um "governo de salvação nacional" e aceitou agilizar o processo eleitoral do país, segundo relatos. (BBC Brasil)


PRESIDENTE DO IÊMEN ASSINA ACORDO COM OPOSIÇÃO PARA DEIXAR O PODER
Do G1, com agências internacionais
O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, assinou nesta quarta-feira (23) na Arábia Saudita um acordo pelo qual ele entrega os poderes no país, depois de 33 anos no comando.
A informação é da TV estatal saudita, que mostrou imagens de Saleh assinando o acordo, que foi mediado pelas monarquias árabes, na presença do rei saudita Abdullah e do príncipe Nayef. Oposicionistas assinaram o documento logo em seguida.
Saleh prometeu uma "parceria real" com a oposição na implementação do acordo patrocinado pelo Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e pelas Nações Unidas, mas milhares de manifestantes voltaram a tomar as ruas da capital, Sanaa, para protestar contra a promessa de imunidade processual para ele e sua família, prevista no acordo.
Saleh é mais um líder autocrático que deixa o poder na esteira da chamada Primavera Árabe, que já derrubou presidentes na Tunísia (Zine al-Abidine Ben Ali), no Egito (Hosni Mubarak) e na Líbia (Muammar Kadhafi).
BZ-Sem sombra de dúvidas, as "dinastias" de governos autocráticos estão caindo uma após outra. Será uma tendência ou um bom presságio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).