PAQUISTÃO ENTERRA SOLDADOS MORTOS EM OFENSIVA, E OTAN SE DESCULPA
Em meio a protestos e a pedidos de desculpas da Otan, o Paquistão enterrou neste domingo 24 soldados que foram vítimas de um ataque aéreo, perpetrado na véspera pela aliança ocidental contra um posto militar paquistanês.
O ataque deteriorou as já tensas relações entre EUA e Paquistão e provocou uma retaliação do governo paquistanês, que fechou os corredores usados pela Otan para levar carregamentos à campanha no Afeganistão e pediu que militares americanos desocupem em até 15 dias a base de Shamsi, na província do Baluchistão.
A Otan pediu desculpas pelo ocorrido, chamando-o de um "incidente trágico e não intencional", e prometeu investigar as circunstâncias do caso.
RESULTADO CONFIRMA VITÓRIA DA OPOSIÇÃO NO MARROCOS
Agência Estado
O islâmico e moderado Partido de Justiça e Desenvolvimento venceu as eleições parlamentares no Marrocos e ocupará a maioria dos assentos, segundo confirmaram os resultados finais apresentados no domingo.
O pleito deu à direita o mandato para liderar pela primeira vez o governo de coalizão no país. O partido terá 107 assentos na assembleia, num total de 395, ante 47 na formação de governo anterior, de modo que era o principal partido de oposição.
PRÍNCIPE E AGORA HERÓI: WILLIAM RESGATA NAVIO NO MAR IRLANDÊS E SALVA DUAS VIDAS
Depois de um casamento de conto de fadas, o príncipe William curte agora a fama de herói, após salvar marinheiros russos que estavam a bordo de um navio cargueiro que naufragou. O resgate ocorreu na manhã deste domingo (27), em águas irlandesas. William serve à força aérea britânica e pilotava um helicóptero que respondeu à chamada de emergência no começo da madrugada. Dois homens foram salvos e levados para a base de Anglesey. O corpo de um marinheiro foi resgatado e cinco ainda estão desaparecidos.
BZ-Durante a 2a. Guerra mundial, o rei se recusou a sair de Londres, que era bombardeada pelos nazistas, e a atual rainha, então princesa Elisabeth, foi ser chofer de ambulâncias. Por essas e outras, a família real inglesa é venerada pela maioria do povo inglês. Aqui, os filhos da "família real", assaltam os cofres públicos, são defendidos pelo paizão, e a "mama" tem o cuidado de lhes providenciar cidadania italiana, para lhes garantir um "futuro melhor".
LIGA ÁRABE APROVA SANÇÕES CONTRA SÍRIA
A Liga Árabe aprovou, em uma reunião realizada neste domingo (27), no Cairo, Egito, um pacote de sanções contra a Síria, a fim de pressionar o presidente Bashar al-Assad a acabar com a violenta repressão ao levante popular. O primeiro-ministro do Qatar, Sheikh Hamad bin Jassim al-Thani, disse que 19 dos 22 países membros do grupo votaram pela proibição às autoridades proeminentes do regime de Assad "de viajar para nações árabes", bem como para congelar suas contas bancárias nestes países. Os integrantes do bloco deixarão de lidar com o Banco Central da Síria e suspenderão o comércio com o governo de Damasco, exceto de itens alimentícios, segundo o premiê. Foi solicitado ainda que os bancos centrais árabes monitorem as transferências para a Síria, exceto as remessas de sírios que moram no exterior para as suas famílias. O Iraque se absteve da votação e se recusou a implementar as ações aprovadas na reunião, enquanto o Líbano "se desvinculou da decisão", de acordo com al-Thani. A Liga estabeleceu na última sexta-feira como prazo para Damasco aceitar uma missão de observadores, parte de um acordo de reforma com o qual a Síria havia concordado anteriormente. A Síria protestou contra a decisão da Liga Árabe de suspendê-la do órgão e o nível das sanções impostas contra o regime de Assad. A violência que toma o país, entretanto, não mostrou sinais de arrefecimento. Segundo ativistas, as forças de segurança do governo mataram pelo menos 11 pessoas, seis na região central de Homs.
BZ-A seguir virá a permissão para a atuação da OTAN, que sob o pretexto de proteger os civis, vão armar os rebeldes e atacar as forças de Bashar el-Assad. Foi assim na Líbia.





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).