AMERICAN AIRLINES PEDE CONCORDATA NOS EUA
A AMR, holding controladora da companhia aérea American Airlines, entrou com um pedido de concordata na corte dos Estados Unidos na manhã desta terça-feira. Em comunicado, a empresa afirmou que o movimento permitirá que sua competitividade seja restaurada no mercado de aviação internacional. Segundo a companhia, os compromissos com as reservas de passagens já feitas serão mantidos, assim como a manutenção da folha de pagamentos e benefícios de seus funcionários.
"É uma decisão difícil, mas necessária. É também o caminho mais correto que podemos escolher agora para nos tornarmos mais eficientes", afirmou o presidente da empresa, Thomas W. Horton, em fato relevante divulgado nesta terça-feira. Também nesta manhã o executivo assumiu o comando da empresa no lugar de Gerard Apley, antigo presidente que acaba de ser afastado. A companhia informou ainda que possui um caixa de 4,1 bilhões de dólares para continuar operando normalmente nos próximos dias, sem cancelamento de voos. A AMR possui ativos avaliados em 24,72 bilhões de dólares, enquanto suas dívidas totalizam 29,55 bilhões de dólares.
Ações da controladora da American Airlines caem mais de 85%. Empresa afirma que irá honrar os compromissos com as reservas dos passageiros e que possui 4,1 bilhões de dólares para continuar operando (VEJA)
ATAQUE ELEVA TENSÃO ENTRE ISRAEL E LÍBANO
BEIRUTE - O Estado de S.Paulo
A fronteira entre Israel e o Líbano foi palco de uma troca de fogo entre israelenses e combatentes que atuam em solo libanês ontem, no primeiro incidente do gênero em mais de dois anos. Nenhuma morte ou dano mais grave foram relatados por ambos os lados.
De acordo com a Missão de Paz das Nações Unidas no Líbano (Unifil), pelo menos um foguete foi disparado na direção do norte de Israel no início da madrugada de ontem e o Exército israelense respondeu disparando sua artilharia - segundo as Forças Armadas libanesas, com ao menos quatro foguetes.
As forças que atuam no Líbano reforçaram seus contingentes no sul do país, onde a milícia xiita Hezbollah tem sua principal base de operação. Mas nenhum grupo libanês havia assumido a autoria do ataque até a noite de ontem.
REINO UNIDO DIZ QUE HAVERÁ 'CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS' PARA O IRÃ
O Globo
O Reino Unido condenou de forma firme os protestos e a invasão, na terça-feira, em dois complexos diplomáticos britânicos em Teerã. Em comunicado, o primeiro-ministro David Cameron classificou como inaceitáveis e ultrajantes os incidentes e prometeu que haverá sérias consequências para o Irã.
“O ataque à embaixada britânica foi ultrajante e indefensável. A falha do governo iraniano em defender nossos funcionários e nossa propriedade foi uma vergonha”, disse Cameron em comunicado, fazendo eco a declarações divulgadas mais cedo pelo chanceler William Hague. “O governo iraniano precisa reconhecer que haverá sérias consequências, e nós vamos avaliar que medidas tomar nos próximos dias.”
Em tom parecido se manifestaram União Europeia, EUA e o Conselho de Segurança da ONU, que, em comunicados separados, exigiram que as autoridades iranianas protejam os diplomatas estrangeiros.
BZ-Invadir uma embaixada, é como invadir o país. Não é a primeira vez que estudantes radicais iranianos cometem esse tipo de crime. Anos atrás, invadiram a embaixada dos Estados Unidos, fizeram quase 80 reféns e criaram problemas para a então administração do presidente Jimmy Carter.
MÉDICO DE MICHAEL JACKSON É CONDENADO A QUATRO ANOS E TERÁ QUE PAGAR PELO FUNERAL
O médico de Michael Jackson, Conrad Murray, foi condenado com sentença máxima prisão por provocar a morte do cantor, em junho de 2009. Os quatro anos de prisão foram anunciados, nesta quarta-feira (30), em Los Angeles, pelo juiz Michael Pastor, que negou o pedido da defesa de liberdade condicional. O magistrado declarou que o médico repetiu um "padrão contínuo de falsidade e mentiras" ao esconder que o artista fazia uso do anestésico propofol e que "abandonou seu paciente", em conduta que qualificou como "uma desgraça para a profissão de médico". A promotoria pediu que o médico fosse também condenado a pagar US$ 100 milhões aos filhos de Michael, valor que o cantor receberia pela turnê que faria naquele ano, além de pagar US$ 1,8 milhão para cobrir os custos do funeral. Murray administrou propofol em Jackson após outros sedativos não surtirem efeito, mas se ausentou do quarto do artista, em uma mansão de Los Angeles, e ao voltar encontrou o astro pop sem vida.
CHÁVEZ QUER AJUDA DO BRASIL PARA DESARMAR VENEZUELA
O presidente Hugo Chávez pretende implantar na Venezuela uma campanha do desarmamento nos mesmos moldes da que é feita no Brasil. Ontem, a secretaria nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, recebeu uma comitiva venezuelana formada por integrantes da Comissão Presidencial para o Controle de Armas, Munições e Desarmamento do país. Em três edições, a Campanha Nacional do Desarmamento já retirou de circulação mais de 500 mil armas no Brasil. (Poder On-line/Ig)






Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).