IRÃ ABATE AVIÃO DOS ESTADOS UNIDOS
Forças do Irã abateram neste domingo (4) um avião não tripulado dos Estados Unidos. A aeronave estava no espaço aéreo iraniano e, segundo a cadeia de televisão Al Alam, trata-se de uma aeronave drone RQ-170, que foi abatido no Leste do país, próximo da fronteira com o Paquistão e o Afeganistão. Os Estados Unidos usam, de forma recorrente, esse tipo de avião não tripulado para atacar o Iraque e o Afeganistão.
![]() |
| Bashar al-Assad, o ditador da Síria |
SÍRIA REJEITA ACORDO DA LIGA ÁRABE E SOFRERÁ SANÇÕES
Síria ignora ultimato da Liga Árabe, e não permite a visita de observadores internacionais. O governo de Bashar Al Assad tinha até este domingo para assinar um protocolo, que autorizasse a entrada de diplomatas.
Os enviados iriam verificar as denúncias de violência contra opositores e manifestantes. Por sua vez, as autoridades sírias alegaram que a soberania do país estaria comprometida, caso o acordo fosse aceito. No sábado, um comitê da Liga Árabe estabeleceu uma série de sanções econômicas, que agora serão colocadas em prática.
Dezenove aliados do ditador terão bens congelados no exterior, além de serem proibidos de entrar em alguns países árabes. A ONU estima que 4 mil pessoas morreram na Síria, desde março, quando começaram os protestos que pedem a renúncia do ditador.
LIGA ÁRABE APROVA SANÇÕES CONTRA SÍRIA
BBC Brasil
Membros da Liga Árabe aprovaram neste domingo , 27, um inédito pacote de sanções econômicas contra a Síria, país que vive uma violenta onda de repressão a manifestantes antigoverno.
Segundo declarações iniciais de autoridades do Catar, as sanções, aprovadas por 19 dos 22 membros da Liga, incluem congelamento de bens e veto a viagens de autoridades sírias, cortes de investimentos e transações comerciais com o país e a suspensão de acordos com o banco central sírio.
Ministros de países árabes haviam redigido as sanções durante um encontro no Cairo, depois de a Síria ignorar um ultimato da Liga Árabe, que tentou enviar ao país uma missão de observadores com o objetivo de monitorar os confrontos entre forças de segurança e manifestantes pró-democracia.
A Síria, por sua vez, rejeitou a iniciativa da Liga Árabe, alegando que o organismo está interferindo em assuntos internos e tentando "internacionalizar" o conflito sírio.
GOVERNO ITALIANO APROVA PLANO RIGOROSO CONTRA A CRISE
O governo de Mario Monti aprovou neste domingo um plano rigoroso, de 24 bilhões de euros, a fim de proteger a Itália da crise da dívida, indicou a imprensa italiana.
O plano prevê cortes nos gastos públicos, um aumento dos impostos, principalmente imobiliários, e uma reforma das aposentadorias, que os sindicatos rechaçam, indicaram as fontes.





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).