SEM REINO UNIDO, 23 PAÍSES DA UE FECHAM NOVO TRATADO
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou na madrugada desta sexta-feira que pelo menos 23 países da União Europeia (UE) farão parte do tratado intergovernamental para reforçar o euro. Reino Unido e Hungria, porém, informaram que não estão interessados no acordo, enquanto Suécia e República Tcheca disseram que deverão consultar seus Parlamentos. Após mais de 10 horas de reunião, em Bruxelas, os líderes europeus se comprometeram a adotar um novo pacto fiscal com regras mais rígidas. Além disso, ficou acertado adiantar em um ano a entrada em vigor do fundo de resgate permanente e a adição de 200 bilhões de euros às reservas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para ajudar as nações em crise. (G1)
ASSAD NÃO ESCAPARÁ DA JUSTIÇA, ALERTA FRANÇA
Reuters
PARIS - O governo da França disse nesta quinta-feira, 8, que o presidente da Síria, Bashar Assad, não escapará da justiça mesmo rejeitando ter ordenado as forças de segurança de seu país a agir de forma violenta contra os protestos pró-democracia que ocorrem no país desde março.
"Como todos os responsáveis pela repressão, ele terá de pagar pelos crimes que cometeu por meses na Síria", disse o porta-voz do Ministério de Exteriores francês, Bernard Valero. "Ele não escapará da justiça", continuou.
Assad disse em uma entrevista ao canal americano ABC na quarta-feira que não ordenou a violenta repressão contra os manifestantes, argumentando que apenas um "líder maluco" mata seu próprio povo. De acordo com ele, a maioria dos mortos é simpatizante do governo.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).