domingo, 11 de dezembro de 2011

INTERNACIONAIS

11/12/2011

OPOSIÇÃO A CHÁVEZ ESTÁ "UNIDA COMO NUNCA", DIZ LÍDER
ELIANE CANTANHÊDE/COLUNISTA DA FOLHA
Articulador e líder da maior tentativa de unidade da oposição venezuelana desde o início da era Hugo Chávez, em 1999, o advogado, professor e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ramón Guillermo Aveledo, 61, defende uma "parceria real" com a Colômbia para combater as Farc, grupo colombiano de guerrilha e narcotráfico.
Ele coordena o processo de escolha do candidato a opositor de Chávez no pleito de 2013. Em entrevista à Folha, em Brasília, Aveledo defendeu o respeito à propriedade e à iniciativa privadas e mudanças radicais na economia e na política externa, acenando inclusive com a venda dos aviões de caça Sukhoi comprados à Rússia por Chávez.


ARGENTINA: CRISTINA KIRCHNER TOMA POSSE
A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, tomou posse neste sábado (10) para o segundo mandato, até 2015. A presidente, de 58 anos, vestida de luto rigoroso mais de um ano depois da morte de Néstor Kirchner, recebeu a faixa presidencial das mãos da filha Florencia, em meio aos gritos e aplausos dos congressistas e partidários presentes no Congresso. Além da presidenta Dilma Rousseff também estavam na cerimônia de posse os presidentes do Uruguai, José Mufica, do Paraguai, Fernando Lugo, Evo Morales da Bolívia, Hugo Cháves da Venezuela e de outros países da América do Sul. Kirchner, de 58 anos, inicia o mandato com a popularidade em alta, depois de reeleita para mais quatro anos com 54,11% dos votos, no dia 23 de outubro passado.


CONFERÊNCIA DO CLIMA NÃO TEM ACORDO
Negociadores de 194 países deixaram a cidade sul-africana de Durban neste sábado (10) sem um acordo sobre a Conferência do clima em um momento no qual o prazo se esgota. A ausência de um pacto coloca em risco as mais recentes iniciativas na luta contra o aquecimento global. Diversos ministros e negociadores climáticos passaram as noites de quinta e sexta-feira na busca de um consenso. No entanto, quase 24 horas depois do horário previsto para o encerramento das negociações climáticas, os trabalhos mantinham-se presos a um impasse aparentemente relacionado à próxima fase do combate às mudanças climáticas. Caso não haja tempo para uma definição, existe a possibilidade de uma nova conferência ser convocada em breve para viabilizar a conclusão dos debates. (CLÁUDIO HUMBERTO)

Um comentário:

  1. É o negocio tá feio, a cada ano q passa a kintura tá só aumentando. Lá na Antartica o gelo está derretendo kd vez +, os mares só crescendo e àgua doce diminuindo. Parece q desta vez o mundo vai msm se acabar ñ sei se estarei vivo p/ ver isto. As profecias já dizem isto.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).