DIRETORA DO FMI DIZ QUE BRASIL É PAÍS MAIS PROTEGIDO CONTRA CRISE
ELIANE OLIVEIRA/FLÁVIA BARBOSA/O GLOBO
BRASÍLIA — Em sua primeira visita oficial ao Brasil desde que assumiu o cargo, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou, nesta quinta-feira, que, do ponto de vista da instituição, o Brasil é o país que está mais protegido contra uma possível contaminação da crise europeia em outras economias. A diretora-gerente do FMI elogiou a política fiscal brasileira e disse que o governo, ao reduzir os tributos para estimular o consumo, está no caminho certo:
— Acreditamos que o Brasil está mais bem protegido do que quaisquer outros países dos efeitos de contaminação e das consequências da crise do euro.
BZ-Podemos ser os mais bem protegidos, mas seremos atingidos, embora em menor escala, pela crise internacional.
BRASIL É SEXTO MAIOR EMISSOR DE GASES DO PLANETA, APONTA ANÁLISE
Do Globo Natureza, com agências internacionais*
Mais da metade de todas as emissões de carbono liberadas na atmosfera são geradas por cinco países, segundo um ranking de emissões de gases estufa publicado nesta quinta-feira (1) no qual o Brasil aparece na sexta posição.
China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão lideram a lista, seguidos de Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irã, de acordo com a lista, divulgada durante a COP 17, negociações climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) em Durban, África do Sul.
BZ-E note-se que nossa matriz energética, mostra que a maioria da energia que geramos e consumimos, é de origem hidrelétrica, que não causa emissão de gases, portanto essa "contribuição" negativa vem da queima de nossas florestas, do nosso trânsito, e das poucas termelétricas que dispomos.
CALÇADA DA FAMA - O ROTEIRO DE DILMA
Comentário do leitor que se assina Jorge Alberto da Cunha Rodrigues
"A extrema resistência da presidente em demitir um delinquente configura prevarição (pois ela não está cumprindo com seu dever funcional de impedir que cargos públicos sejam ocupados por corruptos). Em países decentes, a prevaricação seria motivo para o impeachment. Como no Brasil impera a impunidade, a presidente nada teme e se sente livre para proteger os inúmeros criminosos que lhe dão sustentação política. Ela segue rigorosamente o roteiro herdado do governo Lula. " (BLOG DO NOBLAT)
BRASIL É O 73º EM RANKING QUE MEDE PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO
Após três anos de ascensão contínua, o Brasil caiu no ranking da Transparência Internacional que mede a percepção de corrupção em 183 países. No ano passado, o Brasil ocupava a 69ª posição. Aparece agora em 73º lugar, atrás de Gana, Namíbia, Botsuana e Ruanda, por exemplo, para citar apenas os africanos. Na América do Sul, está muito atrás do Chile, que ocupa a 22ª posição, e do Uruguai (25º). A mudança de posição no ranking, porém, não representa um aumento da percepção de corrupção no país. A nota atribuída ao Brasil ficou praticamente estável, era de 3,7 em 2010 e está agora em 3,8, numa escala que vai de 0 (muito corrupto) a 10 (nada corrupto). O que aconteceu é que entraram novos países no ranking, como Santa Lúcia, Bahamas e São Vicente e Granadinas, que aparecem na frente do Brasil. Cuba, que empatara com o Brasil em 2010, melhorou e está agora na 61ª posição. O ranking é liderado pela Nova Zelândia, seguida de Dinamarca e Finlândia. No fim da lista estão empatados Somália e Coreia do Norte, que aparece pela primeira vez no estudo. A Venezuela é o pior país na América do Sul (172º). (Folha)





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).