sábado, 3 de dezembro de 2011

NACIONAIS

03/12/2011

GOVERNO EXAMINA FUSÃO DE NOVE MINISTÉRIOS
Na reforma ministerial prevista para o início do ano, as maiores apostas em Brasília são a fusão do Ministério da Agricultura com a Secretaria de Aqüicultura e Pesca, o da Previdência com o do Trabalho e se espera também que os ministérios da Educação e da Cultura voltem a ser um só, como no velho MEC. A maioria desses ministério perdeu relevância, por isso a idéia é otimizar a gestão e cortar despesas.
Três em um...Direitos Humanos, de Políticas para Mulheres e de Igualdade Racial podem ser fundidos em um só ou incorporados ao Ministério da Justiça.
Sem trabalho...Achaques à parte, o ministério do Trabalho foi reduzido à divulgação dos estudos mensais de empregabilidade, a cargos do IBGE.
Sem sentido...Além de fazer kits e livros exóticos, o MEC já não cuida de educação básica, media ou superior. Apenas promove apenas exames nacionais.
Morreu na praia...A Secretaria de Pesca é do maior fiasco de todas as invenções da era Lula. É só um cabide de empregos, sem capacidade de investimento.
BZ-É preciso fundir, eliminar, reduzir, limpar e acabar com bandalheira que se instalou nos altos escalões do governo, patrocinado e incentivado pelo seu antecessor. É vital desaparelhar o estado, e se desvencilhar da herança maldita que recebeu. Isso colocará o Brasil em condições de crescer saudavelmente, além de sobrarem recursos para a saúde, educação, segurança pública, etc...Só isso já terá valido o seu governo. Coragem presidente Dilma!


DILMA, APRENDA COM O NOVO 1º MINISTRO ITALIANO
Blog de Ricardo Setti
(...) Pois bem, presidente, a senhora viu qual foi a primeira medida saneadora, a primeira de todas, tomada por Monti, logo ao tomar posse?
Sim, isso mesmo: reduzir o número de ministérios da Itália de 24 para 17. De uma penada, cortou sete ministérios, economizando recursos e simplificando a gestão pública. E ele acumulou o cargo de premier com o de ministro da Economia. Um ministério a menos.
A senhora, sabemos todos, governa com um ministério de 39 pastas, prestes a tornar-se 40, com a provável criação de uma para micro e pequenas empresas.
Com já escrevi antes, presidente, na iniciativa privada, um CEO de empresa que tivesse 40 diretores se reportando a ele levaria o negócio à bancarrota ou ficaria doido, se a senhora me permite esta expressão.
Será que o exemplo da Itália não poderá inspirá-la, na reforma ministerial que, ao que tudo indica, a senhora fará em janeiro próximo?
BZ-É impossível fazer uma boa administração, com um ministério desse tamanho, infestado de incompetentes e corruptos. Pau neles, presidente Dilma!


DILMA PREPARA PACOTE DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR
Depois das medidas de incentivo ao crédito, com expectativa de repercussão nas compras de Natal, Dilma Rousseff prepara pacote de proteção ao consumidor. Dois projetos já avalizados pela Casa Civil estão na mesa da presidente: um confere aos Procons estaduais poderes para finalizar acordos entre compradores insatisfeitos e fornecedores, sem necessidade de recurso judicial, e outro dá autonomia aos órgãos regionais para aplicação de multas coletivas e por reincidência. O Planalto também planeja tirar do papel a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, acoplada ao Ministério da Justiça e fruto da reformulação do Cade. (Folha)


REVISTA ELEGE DILMA A PERSONALIDADE DO ANO
A presidente Dilma Rousseff foi eleita a brasileira do ano pela revista Istoé e receberá uma homenagem na próxima terça-feira em São Paulo. Em 2010, ela já havia recebido o mesmo título. Além de Dilma, a publicação vai premiar outras 13 personalidades das áreas de política, economia, cultura e esporte que tenham se destacado em 2011. A presidente tem viagem marcada para São Paulo na terça e deverá receber pessoalmente a homenagem. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, receberá o prêmio de “brasileiro do ano na política”. O lutador Anderson Silva, campeão mundial do UFC, foi eleito o “brasileiro do ano na televisão”, e o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, receberá o título de “brasileiro do ano na cidadania”. No ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava prestes a deixar o governo, foi escolhido pela revista o brasileiro da década. (R7)


DEPUTADO PROCESSA DILMA NA JUSTIÇA POR NÃO DEMITIR LUPI
O deputado tucano Fernando Francischini (PR) protocolou nesta sexta-feira uma ação popular na 5ª Vara Cível da 4ª Região da Justiça Federal, do Paraná, contra a presidente Dilma Roussef, contra o ministro Carlos Lupi (Trabalho) e contra a União. O deputado argumenta que Dilma se omitiu no dever de exonerar Lupi. Ele diz que o ministro, por sua vez, cometeu atos de improbidade administrativa. (Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).