quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NACIONAIS

07/12/2011

IBGE: PIB TEVE CRESCIMENTO NULO
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre foi nulo ante o trimestre anterior, segundo dados divulgados na manhã desta terça (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número foi puxado por resultados pífios da indústria e do setor de serviços, que recuaram 0,9% e 0,3%, respectivamente, em relação ao segundo trimestre. O desempenho do setor agropecuário, no entanto, impediu que a economia do país retrocedesse no período, e avançou 3,2%. Em relação ao terceiro trimestre de 2010, o PIB cresceu 2,1%. Em valores correntes, a economia brasileira alcançou 1,05 trilhão de reais. No acumulado de 12 meses, o crescimento da economia foi de 3,7%, enquanto o avanço em 2011 chega a 3,2%. Com base nesse número, a economia brasileira teria de crescer 0,6% no quarto trimestre para que as previsões do governo (de alta de 3,8%) fossem alcançadas. O Banco Central prevê uma expansão de 3,5% do PIB este ano, enquanto o mercado aguarda um avanço de 3,2%. Segundo o IBGE, a queda da indústria foi puxada pela atividade de transformação, cujo índice de volume do valor adicionado recuou 1,4%. Informação da Revista Veja.
BZ-O ministro Mantega diz que se trata de um estágio passageiro: oxalá seja. Para  o leitor, recomendamos cuidado com o seu 13o. salário, e os demais. Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.


BRASIL CAI PARA 30º NO RANKING DE CRESCIMENTO
Ronaldo D`ercole e Flávio Freire, O Globo
O fraco desempenho da economia no terceiro trimestre fez o Brasil perder seis posições no ranking dos países que mais crescem no mundo. Com a expansão de 2,1% do PIB em relação ao terceiro trimestre de 2010, o país caiu para a 30ª posição do ranking, que continua sendo liderado pela China, que, mesmo em desaceleração, cresceu 9,1% entre julho e setembro.
O Brasil também ficou atrás de todos os países do Brics (grupo das maiores economias emergentes, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A Índia, com expansão de 6,9%, aparece em quinto lugar no ranking, enquanto a Rússia, com 4,8%, é a 12ª. Até a África do Sul, que no ranking do segundo trimestre estava na lanterna do grupo, cresceu mais, 3,1%, e figura no 25º posto agora.


DILMA ‘VAI TORCER POR MENOS ESCÂNDALOS EM 2012′, DIZ JORNAL BRITÂNICO
Renato Araújo/ Ag. Brasil
Uma reportagem do diário britânico “Financial Times” afirma que a presidente Dilma Rousseff, embora continue popular, “vai torcer por menos escândalos [de corrupção em seu gabinete] em 2012″. Em um texto tendo como ponto de partida a queda do ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, o jornal financeiro afirma que mesmo este episódio –a demissão do 6º ministro por causa de escândalos de corrupção– não atingiu a popularidade da presidente. Entretanto, analistas ouvidos na reportagem se mostraram céticos quanto à capacidade de Dilma de “fazer a faxina” em um “sistema construído sobre o clientelismo partidário”. “Analistas dizem que parto do problema é o sistema de clientelismo herdado pelo seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, no qual ele aumentou o número de ministros para servir a coalizão de governo”, escreve o autor da reportagem. (BBC Brasil)


ESTUDANTES ACAMPAM NA ESPLANADA POR MAIS VERBA PARA EDUCAÇÃO
Um grupo de estudantes, que afirma ter representantes de 20 estados, montou acampamento na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira, em frente ao Congresso Nacional, para defender que o Plano Nacional de Educação assegure investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em educação. Além disso, o grupo também pede a votação do projeto de lei que destina recursos do Fundo Social do Pré-Sal para educação, ciência e tecnologia; a votação do Estatuto da Juventude, que garante meia-entrada e pagamento de 50% do valor da passagem; e a votação da Lei Geral da Copa com meia-entrada nos estádios. (G1)
BZ-A antes gloriosa UNE-União Nacional dos Estudantes, corrompida pela dinheirama que Lula lhes deu, não dá um pio sobre o assunto. POBRE E TRISTE UNE!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).