quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ESCANDALÔMETRO

22/02/2012

MENSALEIROS PODEM FICAR FORA DAS ELEIÇÕES ATÉ 2020
A Lei da Ficha Limpa, validada pelo Supremo Tribunal Federal na quinta-feira, poderá ter forte impacto sobre a política nacional, a começar pelos réus do mensalão, o escândalo mais rumoroso do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se os políticos do grupo forem condenados este ano, ainda que com penas baixas, estarão proibidos de concorrer a cargos eletivos, no mínimo, até as eleições de 2020. Pela lei, políticos condenados por órgãos colegiados, como o STF, não podem disputar eleições por pelo menos oito anos.Até a aprovação da Lei da Ficha Limpa em 2010, condenações em processos criminais resultavam na inelegibilidade por apenas três anos. O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão, disse que o processo poderá ser julgado ainda no primeiro semestre deste ano. Entre os réus do processo que poderão ter as carreiras duramente atingidas estão alguns dos principais líderes do PT como o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado José Genoino e o deputado João Paulo Cunha. O ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, que vinha se preparando para as eleições deste ano, corre o risco de se ver obrigado a mudar os planos políticos antes mesmo do próximo pleito. (O Globo)

MP ABRE INQUÉRITO CONTRA TV DE NETINHO
O Ministério Público do Ceará abriu inquérito a fim de investigar a TV da Gente, do vereador paulistano Netinho de Paula (PC do B). Ele é suspeito de usar o canal para desviar recursos da Prefeitura de Pacajus (50 km de Fortaleza). Em dezembro, quando começou a investigação, o alvo principal era a Fundação Educativa Eduardo Sá, dona da concessão da TV, que é comandada pelo filho do vereador, Levi de Paula. A TV da Gente foi criada em 2005 por Netinho, destinada a produzir conteúdo direcionado ao público negro. Quebrada, em 2007 conseguiu se reerguer operando em Pacajus, região metropolitana de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).