domingo, 19 de fevereiro de 2012

INTERNACIONAIS

19/02/2012

PRESIDENTE DO HAITI É APEDREJADO DURANTE DESFILE DE CARNAVAL EM PORTO PRÍNCIPE
Sábado, 18 de Fevereiro de 2012 19:22
O presidente do Haiti, Michel Martelly, foi apedrejado nesta sexta-feira (17), na capital haitiana, Porto Príncipe. Manifestantes lançaram pedras contra o presidente durante um desfile de carnaval. Segundo o governo, “desordeiros” promoveram os ataques, que estão sendo investigados pelo procurador do governo, Jean-Renel Senatus.
Depois da agressão, os responsáveis se esconderam em uma universidade próxima a uma praça – onde vivem cerca de 20 mil pessoas que perderam suas casas durante o terremoto de 12 de janeiro de 2010. Martelly foi atingido no ombro, desequilibrou-se e quase caiu. Mas, de acordo com as autoridades haitianas, ele não ficou ferido e passa bem. No momento dos ataques, ocorria um desfile de carnaval e também um protesto envolvendo estudantes e simpatizantes do governo. Informações da Agência Brasil.


CHINA PEDE FIM DA VIOLÊNCIA NA SÍRIA
O enviado especial da China à Síria, Zhai Jun, pediu que todos os lados envolvidos no conflito no país ponham fim à violência que já matou mais de 3 mil pessoas, segundo estimativas da ONU. Zhai Jun, que é o vice-ministro das Relações Exteriores da China, chegou a Damasco, a capital síria, na sexta-feira, para uma visita de dois dias. Neste sábado, ele se reuniu com o presidente síro, Bashar al-Assad. Segundo informações da TV estatal síria, Zhai Jun teria dito que apoia a iniciativa síria de realizar um referendo propondo reformas constitucionais e a subsequente realização de eleições parlamentares, marcado para o próximo dia 26 de fevereiro. Mas a oposição diz ser inaceitável realizar o referendo em meio à onda de violência no país e diz que o texto da consulta popular concede poderes excessivos ao presidente. De acordo com a TV síria, Zhai Jun afirmou que “a posição da China é a de pedir que o governo, a oposição e os rebeldes cessem os atos de violência imediatamente”. (BBC Brasil)


IMPERADOR DO JAPÃO PASSA BEM APÓS CIRURGIA NO CORAÇÃO
O imperador Akihito do Japão, de 78 anos, passa bem depois de realizar uma cirurgia de ponte de safena neste sábado, informaram médicos e fontes palacianas. “A operação correu bem, como planejado”, disse Minoru Ono, um cirurgião do hospital da Universidade de Tóquio, em entrevista à imprensa. “Confirmamos que há o retorno do fluxo suficiente de sangue nas artérias”. A operação de Akihito foi programada depois que exames feitos na semana passada indicaram que a condição de seu coração deteriorara em relação aos exames feitos um ano antes. Duas das três artérias coronárias foram reparadas. Akihito deverá ter alta em duas ou três semanas se não houver complicações, informou uma fonte palaciana. O imperador vem tendo vários problemas de saúde nos últimos anos, incluindo pneumonia no final do ano passado e um câncer de próstata em 2003. (AP e AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).