Estadão.com.br
A Espanha vai enviar à Flórida, nos Estados Unidos, aviões militares de transporte para recuperar 17 toneladas de tesouros que exploradores norte-americanos encontraram em 2007 num navio espanhol afundado próximo a Portugal. Os mergulhadores perderam na Justiça dos Estados Unidos o direito de ficar com a carga.
A Guarda Civil espanhola afirmou nesta segunda-feira, 20, que seus agentes vão deixar a Espanha dentro de algumas horas para recuperar o tesouro estimado em 380 milhões de euros (US$ 504 milhões). Dois aviões Hércules transportarão a carga.
BZ-A rigor, quem mais que a Espanha, esse tesouro pertence aos países da América Latina, Colômbia, Peru, Bolívia, México, de onde foram retirados pelos espanhóis.
BZ-A rigor, quem mais que a Espanha, esse tesouro pertence aos países da América Latina, Colômbia, Peru, Bolívia, México, de onde foram retirados pelos espanhóis.
BBC Brasil
A crise econômica na Grécia vem se revelando particularmente dura para os imigrantes ilegais.Muitos desejam sair do país mas não conseguem, vivendo por meses em condições precárias.
Eles vêm do Sudão, Afeganistão e do norte da África e relatam abusos policiais.
A crise significa que menos instituições fornecem carros e ônibus para levá-los até o porto em Patras, onde tentariam embarcar para fora do país, a maioria para a Itália.
O Ministério do Petróleo iraniano anunciou neste domingo a suspensão da venda do combustível para empresas britânicas e francesas. Na página oficial do governo, um porta-voz disse que Teerã iria “vender nosso óleo para novos consumidores”. A medida é uma retaliação ao embargo da União Europeia. Em janeiro, os países europeus decidiram interromper a compra de petróleo iraniano no próximo dia 1º de julho, numa tentativa de pressionar Teerã a desistir de seu programa nuclear. O Irã insiste que seu programa nuclear é pacífico, mas a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU disse ter informações que sugeririam que Teerã está desenvolvendo testes para um explosivo atômico. Nesta noite, uma nova equipe de observadores da AIEA vai viajar para a capital iraniana, onde fica até o próximo dia 21. Atualmente, a UE é responsável por 20% das exportações de petróleo iraniano, que também a maior fonte de renda de Teerã. O ministro do petróleo Rostam Qasemi, no entanto, disse que o embargo europeu não vai afetar seu país. (O Globo)
BZ-Pura bravata do aloprado Ahmadinejad: o Irã depende muito mais da venda do seu petróleo, a grande fonte de renda do país, que o mundo depende desse petróleo. Para o Irã, deixar de vender petróleo, equivale a dar um tapa em alguém e quebrar a mão.
CHINA E RÚSSIA PODEM MUDAR POSIÇÃO SOBRE SÍRIA, DIZ LIGA ÁRABE
O chefe da Liga Árabe, Nabil Elaraby, afirmou nesta segunda-feira que há sinais de que China e Rússia podem estar mudando sua postura em relação à Síria, depois que esses dois membros do Conselho de Segurança da ONU vetaram um plano árabe para encerrar a violência naquela país. “Há indicações vindo da China, e até certo ponto da Rússia, de que pode haver mudança na posição”, afirmou o secretário-geral da Liga Árabe durante entrevista coletiva no Cairo, Egito. Ele também disse que uma reunião feita na sexta-feira na Tunísia do “Amigos da Síria”, um grupo que inclui nações árabes e ocidentais, era para “colocar mais pressão sobre a Síria.” Há 11 meses, forças de segurança do presidente sírio, Bashar al-Assad, reprimem com violência os protestos de manifestantes pró-democracia, que exigem a sua renúncia e o fim do regime. (REUTERS)
BZ-Não será fácil a China e Rússia retirarem seu apoio à Síria, até porque isso abriria uma enorme porta para ações militares da OTAN/USA, a exemplo do que foi feito na Líbia. Uma coisa é certa, o tirano Assad não pode continuar massacrando seu povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).