quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

INTERNACIONAIS

23/02/2012

SAÍDA TEMPORÁRIA DO EURO PODE SER UMA ALTERNATIVA PARA GRÉCIA
Luciane Carneiro e Bruno Villas Bôas, O Globo
Mergulhada em dívidas e em grave crise social, a Grécia ainda tem o futuro incerto, mesmo após o pacote de socorro aprovado pelos ministros da zona do euro na madrugada da última terça-feira.
É claro entre economistas que a ajuda dão apenas novo fôlego para o país europeu e não descartam a possibilidade de um calote mais à frente. Mas a possibilidade de uma saída temporária da zona do euro — defendida pelo professor da Universidade de Harvard Kenneth Rogoff — divide especialistas.
O abandono da moeda única é apontado como caminho para o país voltar a crescer. O fato de isso ocorrer apenas temporariamente, no entanto, poderia ter problemas, já que não há um mecanismo previsto para entrada e saída dos países da zona do euro.


SÍRIA: ATAQUE CONTRA JORNALISTAS EM HOMS FOI PROPOSITAL, DIZ JORNAL
O ataque que matou dois jornalistas estrangeiros nesta quarta-feira na cidade de Homs, no oeste da Síria, teria sido planejado pelas forças do regime sírio, de acordo com informações do jornal britânico “Daily Telegraph”. A casa onde estavam a repórter americana do “Sunday Times” Marie Colvin e o fotógrafo francês Remi Ochlik era usada como uma espécie de centro de imprensa, organizado por ativistas e rebeldes. De acordo com o diário, a inteligência libanesa interceptou comunicações entre autoridades do Exército sírio que revelam ordens diretas para atacar o prédio. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi além e classificou a morte dos profissionais de imprensa de “assassinato”, dizendo que o regime deve deixar o poder imediatamente. "Agora basta. Esse regime deve partir e não há razão para que os sírios não tenham o direito de viver suas vidas e escolher seus destinos livremente. Se os jornalistas não estivessem lá, os massacres seriam muito piores", afirmou o líder francês. O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse ter conversado por telefone com o iraniano Mahmoud Ahmadinejad nesta quarta sobre a situação na Síria. De acordo com um comunicado divulgado pelo Kremlin, os dois países acreditam que o conflito deve ser resolvido de maneira pacífica, sem intervenção estrangeira.


NOS EUA, COMPANHIA AÉREA PERMITE SEXO DURANTE VOO
Uma empresa aérea da cidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, oferece aos seus passageiros a possibilidade de fazer "sexo nas alturas". A Flamingo Air, que opera voos em jatos, promete em seu site uma experiência que o cliente "nunca se esquecerá". Em 1991, eles passaram a oferecer o serviço especial. Desde então, segundo a companhia, milhares de passageiros já passaram pela experiência. A aposta se transformou em uma oportunidade de negócios. A empresa cobra US$ 425 ou cerca de R$ 730, pela suíte. Por essa tarifa, um casal tem direito à cama, champagne, chocolate e também à discrição do resto da tripulação, já que a única coisa que separa a suíte da cabine do piloto é uma cortina. O voo dura uma hora e os clientes podem escolher entre alguns itinerários. A época de maior demanda pelo serviço são os dias próximos ao Dia dos Namorados


ADVERSÁRIO DE CHÁVEZ DESEJA SUCESSO EM NOVA CIRURGIA
O candidato à presidência da Venezuela Henrique Capriles Radonski desejou sucesso e pronta recuperação ao atual presidente, Hugo Chávez, que passará por uma cirurgia nos próximos dias. Na terça-feira, o líder venezuelano afirmou que fará uma nova operação após os médicos que o tratam em Cuba terem detectado uma “lesão” no mesmo local onde um tumor maligno foi extraído no ano passado. Capriles desejou sucesso a Chávez por meio de seu Twitter. “Ao meu adversário, como filho de Deus que sou, desejo uma operação bem-sucedida, uma pronta recuperação e uma vida longa”, escreveu o candidato da oposição. O anúncio de Chávez foi feito após intensos rumores sobre sua saúde, que começaram após viajar para Cuba no fim de semana. No ano passado, o líder venezuelano passou em Havana por tratamento de um tipo de câncer não revelado. (Último Segundo/Ig)


TREM DESCARRILA EM BUENOS AIRES E DEIXA 49 MORTOS E 600 FERIDOS
A colisão de um trem na manhã desta quarta-feira (22) contra a plataforma de embarque da estação Once, no centro de Buenos Aires (Argentina), deixou 49 mortos e 600 feridos. “Lamentavelmente, temos de informar sobre 49 mortos no acidente. São 48 adultos e um menor de idade”, afirmou o porta-voz da Polícia Federal, Fernando Sostre. De acordo com o diretor de Defensa Civil, Daniel Russo, entre os 600 feridos, 30 estão em estado grave. As buscas no local continuam e o número de vítimas pode aumentar. Segundo informações da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, não há registro de brasileiros entre os feridos até o momento. (UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).