sábado, 25 de fevereiro de 2012

INTERNACIONAIS

25/02/2012

PAÍSES PEDEM À ONU FORÇA DE PAZ NA SÍRIA
Os representantes dos mais de 60 países reunidos nesta sexta-feira na Tunísia, no primeiro dos três dias da Conferência Internacional dos Amigos do Povo Sírio, exigiram que o regime de Bashar al-Assad interrompa os ataques para permitir a chegada de ajuda externa a algumas cidades, e pediram à ONU que comece a planejar uma força de paz em território sírio.
Criado como alternativa para buscar uma saída para a crise síria, o grupo acabou frustrando, no entanto, os que esperavam ações enfáticas contra Assad. Os países não impuseram nenhuma punição caso o apelo não seja atendido, e uma proposta concreta de força de paz seria abortada no Conselho de Segurança por Rússia e China, que já vetaram duas resoluções contra a Síria.


AGÊNCIA DA ONU AFIRMA QUE IRÃ TRIPLICOU PRODUÇÃO DE URÂNIO
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada às Nações Unidas, denunciou nesta sexta-feira que o Irã triplicou sua produção de urânio enriquecido ao longo dos últimos quatro meses.
O relatório confidencial da instituição alimenta os temores sobre o quão rapidamente a República Islâmica poderia produzir armas nucleares e gerou rápida condenação das principais potências ocidentais.
O relatório diz ainda que o Irã não conseguiu dar explicações convincentes a respeito de uma quantidade de urânio que teria desaparecido. Diplomatas dizem que o material poderia ser usado em experiências com ogivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).