PELAS MALVINAS, ARGENTINA ABRE 'GUERRA COMERCIAL' COM A GRÃ-BRETANHA
Marcia Carmo, BBC Brasil
Em meio à reivindicação para que sejam abertas negociações sobre a soberania das Ilhas Malvinas, a Argentina anunciou uma medida que visa dificultar a compra de produtos britânicos, abrindo caminho para uma guerra comercial com a Grã-Bretanha.
Na noite da terça-feira, o governo argentino pediu aos empresários do país que não importem produtos da Grã-Bretanha, substituindo os itens britânicos por similares de outras procedências, de acordo com a mídia argentina.
Por telefone, a ministra de Indústria da Argentina, Débora Giorgi, teria feito o pedido a executivos e empresários das 20 principais empresas nacionais e multinacionais instaladas no país que importam produtos da Grã Bretanha.
Entre os itens que seriam afetados pela medida, estão produtos usados no setor agropecuário, como tratores e inseticidas especiais.
COREIA DO NORTE: RECUO NUCLEAR É VISTO COMO AVANÇO 'MODESTO'
Estadão.com.br
Observadores e analistas classificaram de modesto, porém importante o recuo nuclear anunciado pela Coreia do Norte nesta quarta-feira.
Segundo o Departamento de Estado dos EUA, o governo norte-coreano concordou em suspender o enriquecimento de urânio e os testes com mísseis de longo alcance, após negociações conduzidas por diplomatas americanos e coreanos na China.
Em troca, Pyongyang receberá 240 mil toneladas de "assistência nutricional" supervisionada, com possibilidade de ajuda alimentar.
BZ-O novo governante, filho do ditador Kim Jong Il, pode estar sinalizando um novo caminho para seu país. Oxalá seja isso mesmo.
GRUPO ARMADO SEQUESTRA 11 EM OLEODUTO NA COLÔMBIA
Folha.com
Pelo menos 11 colombianos que trabalhavam em um oleoduto próximo da fronteira com a Venezuela foram sequestrados por homens armados não identificados, disse o governo do país nesta quarta-feira.
Os trabalhadores desapareceram na terça-feira, quando iam de ônibus até o oleoduto Bicentenário, que transporta petróleo num trajeto de 960 quilômetros do planalto colombiano até a costa do Caribe.
ESTEROIDES PIORARAM QUADRO DE CHÁVEZ
O Globo
Exames realizados no hospital Cimeq, o mais renomado de Havana, mostraram que os esteroides usados pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez (foto acima), para melhorar sua aparência durante o tratamento de câncer e voltar a fazer aparições públicas pioraram seu quadro de saúde, revelou nesta quarta-feira o jornalista e blogueiro venezuelano Nelson Bocaranda, em sua página na internet.
Segundo Bocaranda, na avaliação de um médico brasileiro que faz parte da junta responsável pelo acompanhamento do caso do presidente, o uso deste recurso foi contraproducente.
De acordo com o blogueiro, essa é também a análise de outros oncologistas do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que atribuem ao abuso desse elemento o rápido avanço do tumor encontrado.
PRIMEIRO-MINISTRO ISRAELENSE PEDIRÁ A OBAMA QUE AMEACE IRÃ COM ATAQUE MILITAR
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pedirá ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que ameace o Irã com um ataque militar caso o país não interrompa o seu programa nuclear. Os dois se encontrarão na próxima segunda-feira, em Washington. A intenção do israelense é conseguir do líder americano uma declaração mais contundente e belicosa. Aliados históricos, os dois países vivem uma fase de “desconfiança”, segundo a agência Efe, por divergirem em relação ao papel das sanções e o tempo de espera antes de um bombardeio ao país do Oriente Médio. O clima de pouca confiança teria origem em uma percepção mútua de que cada nação tenta interferir nos assuntos da outra. Enquanto o rival do Irã suspeita que Obama tenta opor a população israelense a um ataque militar contra a nação persa, a Casa Branca especula que Netanyahu usa os republicanos e o Congresso para pressionar Obama a apoiar a medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).