quarta-feira, 5 de setembro de 2012

NACIONAIS

05/09/2012

BRASIL ENTRA NO TOP 50 DE COMPETITIVIDADE
 
 
HELTON SIMÕES GOMES/FOLHA
O Brasil entrou em 2012 pela primeira vez no grupo das 50 nações mais competitivas do mundo, de acordo com o Relatório Global de Competitividade, que será divulgado hoje pelo Fórum Econômico Mundial.
O país passou da 53ª posição, em 2011, para a 48ª neste ano. Em dois anos, o salto foi de dez posições.
O estudo é feito desde a década de 1970, mas o Brasil só foi incluído em 1995.
“Competitividade não é crescimento da economia, mas as condições para crescer de forma igualitária", afirma Carlos Arruda, coordenador do núcleo de inovação da Fundação Dom Cabral, responsável, ao lado do Movimento Brasil Competitivo (MBC), pelo estudo no Brasil.
 
POR QUE DILMA BATEU EM FHC
 
 
A presidenta Dilma Rousseff não é tão PT quanto os petistas mais ligados ao ex-presidente Lula queriam. Mas a verdade é que há muitos petistas com cargos no governo e, portanto, hoje mais ligados ao Palácio do Planalto do que ao ex-presidente Lula. O resultado disso, somado ao julgamento do Mensalão, CPI do Cachoeira, dissidências no Congresso, etc. é que hoje o partido tem a ala lulista, a ala dilmista e um terceiro grupo que se articula em torno da Câmara. Foi para tentar acentuar esse racha que o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso escreveu um artigo atacando o que classifica de “herança maldita” deixada por Lula para Dilma, com quem tem trocado rapapés. E foi para não deixar esse racha no seu partido se acentuar que a presidenta Dilma Rousseff fez questão de soltar uma nota oficial atacando o intrigante artigo de FHC. Mas que o racha existe, existe… (Poder Online/Ig)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).