sexta-feira, 18 de abril de 2014

INTERNACIONAIS

18/04/2014

EXÉRCITO DA UCRÂNIA RECEBE AJUDA MILITAR ‘NÃO LETAL’ DOS EUA


Redação do Diário do Poder
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aprovou nesta quinta-feira (17) o envio de ajudas militares “não letais” à Ucrânia, como colchões, sistemas de purificação de água, remédios e tendas. 
Os itens serão entregues ao Exército da Ucrânia, que nesta semana lançou uma ofensiva contra militantes pró-russos do leste do país, onde algumas regiões tentam declarar independência e se anexar à Rússia. 
O secretário de Defesa norte-americano, Chuck Hagel, afirmou que a decisão tomada pelo governo não deve ser vista como uma “ameaça ou provocação” contra Moscou. Ele destacou que todos os países têm o direito de se defender. O anúncio do envio de ajuda militar norte-americana à Ucrânia ocorre no mesmo dia em que foram iniciadas negociações em Genebra para resolver a crise no país. 
O encontro conta com representantes dos EUA, União Europeia (UE), Ucrânia e Rússia. Ansa 


IRÃ JÁ CONVERTEU 75% DE SEU ARSENAL NUCLEAR, DIZ RELATÓRIO DA AIEA 

Países ocidentais procurando por provas que confirmem que o Irã esta desenvolvendo armas nucleares.

O Globo 
O Irã já converteu três quartos de um arsenal nuclear, que poderia ter sido transformado em urânio para a fabricação de armas atômicas, em formas menos voláteis, e está no caminho para coverter o restante, afirmou um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) publicado nesta quinta-feira.
A conversão — parte do acordo nuclear assinado pelo país no ano passado — deixa o Irã com pouco menos de 20% do urânio enriquecido necessário para a construação de ogivas nucleares. 
BZ-É fundamental desarmar o Oriente médio, inclusive Israel, que também tem armas nucleares.


AVALANCHE NO MONTE EVEREST MATA 9 ALPINISTAS 


Do G1, em São Paulo 
Ao menos nove alpinistas morreram e outros três se feriram após serem soterrados por uma avalanche no Monte Everest nesta sexta-feira (18), segundo informações dadas por um oficial do turismo do Nepal às agências Associated Press (AP) e Efe. 
Segundo uma equipe de montanhistas do Nepal, não está descartada a hipótese de que mais alpinistas estejam desaparecidos, soterrados na neve, pois as autoridades não sabem informar quantas pessoas estavam no caminho da avalanche. 
As vítimas seriam guias locais, que foram surpreendidos enquanto fixavam cordas para alpinistas no Acampamento 2 do Everest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).