sábado, 19 de abril de 2014

INTERNACIONAIS

19/04/2014

MORALES DEFENDE ENSINO DE INGLÊS ENTRE CAMPONESES E INDÍGENAS 


O Globo 
O presidente da Bolívia, Evo Morales, quer incentivar o ensino de inglês entre as lideranças sindicais, estudantes, camponeses e indígenas do seu país. 
Em conversa com um grupo de bolivianos representantes destes segmentos, ele afirmou que o ensino da língua poderia funcionar como uma forma de estabelecer a liberdade cultural das pessoas
Segundo informações da agência AFP, Morales disse, ainda, querer que as pessoas falem inglês para poderem ser enviadas para a África, por exemplo, e, por lá, intensificar a “conscientização” daqueles povos. 
Ele alega que apenas 1% das pessoas que são enviadas ao exterior atualmente, saindo do país, são de origem campesina ou indígena. 
BZ-Até o presidente "cucaracha" Evo Morales, acaba por reconhecer o valor e a importância de se conhecer o inglês. Na contramão, alguns ignorantes em diversos cargos e lugares, insistem em negar isso.  


EUA E RÚSSIA ANUNCIAM ACORDO SOBRE CONFLITOS NA UCRÂNIA 


Chanceleres de Estados Unidos e Rússia anunciaram nesta quinta-feira (17) um acordo com uma série de concessões para reduzir a tensão na Ucrânia. 
O pacto foi recebido com desconfiança porque, horas antes, o presidente Vladimir Putin defendeu, em entrevista a uma TV, o "direito" de a Rússia invadir a Ucrânia se necessário. 
Além dos chanceleres americano, John Kerry, e russo, Serguei Lavrov, estiveram na reunião representantes da União Europeia e da Ucrânia. 
Ficou estabelecido que os grupos pró-Rússia serão desarmados e os prédios públicos ocupados serão esvaziados. Kiev se comprometeu a anistiar todos os envolvidos e começar a redesenhar sua Constituição para dar mais autonomia às regiões do leste. O entendimento só foi obtido depois que Moscou recebeu a promessa de que a Ucrânia não será automaticamente integrada à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A aliança militar anunciou recentemente o aumento de suas forças no Leste Europeu, em apoio a Kiev. "Existe uma neutralidade política e militar na Ucrânia, hoje. Se isso mudar, vai minar nossos esforços de estabelecer uma parceria e encontrar uma solução para a crise", alertou Lavrov. Informações do jornal O Estado de S. Paulo. 


ATAQUE À BASE DA ONU NO SUDÃO DO SUL DEIXA 58 MORTOS 

O Globo 
Pelo menos 58 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um ataque à base da ONU no Sudão do Sul, em Bor, cidade controlada pelo governo. 
De acordo o chefe das operações humanitárias da ONU no país, um grupo de 350 jovens armados e vestidos com roupas civis “atuou com extrema violência para abrir um buraco” na área da base das Nações Unidas, que abriga quase 5 mil civis. 
O conflito, que já deixou dezenas de milhares de mortos, envolve forças governamentais do presidente Salva Kiir e partidários de seu ex-vice-presidente Riek Machar, destituído em 2013.  
Quarenta e oito corpos, incluindo crianças, mulheres e homens, foram encontrados na base. 
E dez criminosos foram achados mortos do lado de fora — anunciou Toby Lanzer. 
O número total de vítimas pode aumentar, porque mais 100 pessoas ficaram feridas, algumas delas com gravidade. 


JUSTIÇA EMITE ORDEM DE PRISÃO CONTRA CAPITÃO DE NAVIO NAUFRAGADO 


A Justiça sul-coreana emitiu nesta sexta-feira, 18, uma ordem de prisão contra o capitão e dois integrantes da tripulação do navio que naufragou na quarta-feira 16 na costa do país. 
Lee Joon-seok e a maioria dos 28 integrantes da tripulação abandonaram a embarcação antes do naufrágio e enquanto centenas de passageiros ainda estavam a bordo. 
Um promotor afirmou que no momento do acidente, o navio era dirigido por um oficial subalterno e não pelo capitão, que estaria na popa da embarcação. 
Joon-seok pediu desculpas aos parentes dos passageiros e disse estar “envergonhado”, mas não deu explicações sobre o acidente. 
O operador do Sewol, Chonghaejin Marine Co., afirmou que o capitão tem muitos anos de experiência e fazia o trajeto Incheon-Jeju havia oito anos. 
Das 475 pessoas que estavam no navio, sendo 325 alunos do ensino médio de uma escola em Ansa, 179 foram resgatadas vivas. 
Pelo menos 29 pessoas morreram, entre elas o vice-diretor da escola, que tinha sido resgatado vivo, mas foi encontrado morto, enforcado em uma árvore na ilha de Jindo, nesta sexta. Estadão Conteúdo
BZ-Já não se fazem mais "homens de honra" como antigamente, quando os comandantes dos navios sinistrados, ficavam até o fim, para inspirar tranquilidade e garantir a segurança de todos os passageiros. Muitos morreram, afundando com seus navios. Morreram com honra. Hoje vigora a lógica de que vale mais um covarde vivo que um herói morto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).