sexta-feira, 25 de abril de 2014

NACIONAIS

25/04/2014 

BRASIL TEVE 1,7 MIL CASOS DE TRÁFICO DE PESSOAS DE 2000 


Marcelo Brandão, Agência Brasil 
Em estudo divulgado ontem (24), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) revela que de 2000 a 2013 foram registrados 1.758 casos relacionados a tráfico de pessoas no Brasil. 
O caso mais recorrente é o de redução de pessoas a condições análogas às de escravidão, com 1.348 casos. 
Outros casos que apareceram nas estatísticas do Ministério Público (MP) foram a entrega de filho menor para pessoa inidônea, com 127 registros; o aliciamento para fins de emigração (100 casos); o tráfico interno de pessoas para fins de exploração sexual (37); e tráfico internacional de pessoas (23 registros). 


BANCOS FECHARAM MAIS DE MIL POSTOS DE TRABALHO NO PRIMEIRO TRIMESTRE 


Os bancos brasileiros fecharam 1.849 postos de trabalho no primeiro trimestre deste ano. O saldo negativo foi puxado pelas instituições privadas, que fecharam 2.985 vagas. 
A Caixa Econômica Federal, entidade financeira pública, abriu 1.132 empregos e impediu que o número subtraído fosse maior. 
Os maiores cortes ocorreram em São Paulo (menos 967 vagas), no Rio de Janeiro (276), no Rio Grande do Sul (260 ) e em Minas Gerais (186). 
As informações estão na Pesquisa de Emprego Bancário (PEB), divulgada nesta quinta-feira (24) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 
Além do fechamento de vagas, a consulta mostrou também alta rotatividade no emprego bancário. De acordo com o estudo, as instituições contrataram 8.266 funcionários e desligaram 11.115. 
O fato impactou nos ganhos da categoria, já que o levantamento aponta que o salário médio dos admitidos no primeiro semestre foi R$ 3.129,17, contra R$ 5.372 dos desligados. Informações da Agência Brasil. 
BZ-Quanto mais transações pelos terminais eletrônicos e pela Internet, mais empregados são demitidos. Os bancos nunca ganharam tanto dinheiro e continuam demitindo gente. O governo do PT-Partido dos Trabalhadores, nada faz para proteger  esses funcionários.   


NENHUM BRASILEIRO ESTÁ NA LISTA DE INFLUENTES DA ‘TIME’ 


A lista anual dos mais influentes da revista norte-americana “Time” de 2014, divulgada nesta quinta-feira, 24, traz quatro sul-americanos, mas nenhum brasileiro. 
A única participação do País é com o ex-jogador de futebol Pelé, que não aparece na lista, mas escreveu o perfil do português Cristiano Ronaldo, eleito um dos 100 mais influentes. 
No ano passado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e o chefe de cozinha Alex Atala estavam entre as personalidades mais importantes do mundo. 
Entre os sul-americanos na lista deste ano estão os presidentes do Uruguai, José Mojica; da Venezuela, Nicolás Maduro; e do Chile, Michelle Bachelet. O grupo é completado pelo argentino Jorge Mario Bergolio, o papa Francisco, que teve seu perfil escrito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 
Em 2013, Barbosa teve seu perfil escrito por Sarah Cleveland, professora de direito internacional da Universidade de Columbia. 
Ela lembrava o julgamento do Mensalão e dizia que o jurista representava um Brasil comprometido com o multiculturalismo e a igualdade. “Barbosa não foge de uma controvérsia”, comentou a colega. 
Em 2012, três brasileiros figuravam na lista: Eike Batista, Maria das Graças Foster e Dilma Rousseff. Álvaro Campos, Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).