terça-feira, 29 de julho de 2014

INTERNACIONAIS

29/07/2014

ARGENTINA ENVIA DELEGADOS A NOVA YORK PARA EVITAR O CALOTE 


Francisco Peregil, El País 
A negociação da Argentina com os chamados fundos abutres ao longo deste último mês adquiriu contornos de filme de suspense. 
Tanta intriga, tanta surpresa de última hora não parecem o melhor remédio para a saúde econômica de um país. Mas assim estão as coisas. 
O governo de Cristina Fernández de Kirchner e os fundos contavam desde 30 de junho com um mês de período de graça para evitar a suspensão de pagamentos que não beneficiaria nem aos três fundos que reivindicam 1,5 bilhão de dólares (3,4 bilhões de reais) nem a um governo necessitado de investimentos estrangeiros. 


BOLÍVIA: PESQUISA DIZ QUE APROVAÇÃO DE MORALES É DE 80% 


A aprovação do presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou a 79,7% a dois meses das eleições gerais nas quais ele tentará um terceiro mandato de seis anos, segundo pesquisa divulgada no domingo pelo jornal Página Sete. 
A pesquisa foi realizada no final da maio pela Tal Cual Comunicación Estratégica e mostrou que 37,6% dos entrevistados aprovam “muito” a gestão de Morales e 42,1% aprovam “pouco”, de modo que o total de aprovação chega a 79,7%. 
Por outro lado, 12,2% dos entrevistados responderam que desaprovam “muito” a gestão de Morales e 6,1% disseram que desaprovam “pouco”. 
A desaprovação total alcança 18,3%. A pesquisa ouviu 2.250 pessoas em todo o território boliviano e tem um nível de confiança de 95%.m. Agência Estado 
BZ-E de "eleição em eleição",  "os cucarachas" vão se eternizando no poder, podendo se reeleger pelas vezes que desejarem.


TRIBUNAL ORDENA DETENÇÃO DE EX-CHEFE DE GUARDA PRESIDENCIAL DE CHÁVEZ 


Da EFE 
Um tribunal militar da Venezuela confirmou nesta segunda-feira (28) a prisão do general José Vietri Vietri, que era o chefe da guarda presidencial de Hugo Chávez em 2002, pelo suposto crime de "instigação à rebelião", informou seu advogado. 
"O tribunal militar primeiro de controle ratificou a medida privativa ao general Vietri Vietri pelo crime de instigação à rebelião", disse à Efe o advogado do militar, Alonso Medina, que relatou que o ex-chefe da guarda presidencial foi detido na sexta-feira (25). 
Medina explicou que o tribunal ratificou a detenção depois que o Ministério Público a solicitou "em atendimento a uma denúncia interposta por um oficial superior do Exército para a direção de contra-inteligência militar na qual manifestava que foi alvo de escutas feitas pelo general Vietri Vietri". 


GOVERNO ALEMÃO TERÁ CELULARES ANTI-ESPIONAGEM 


Por: Redação do Diário do Poder 
Após ser alvo de espionagem norte-americana, o governo alemão começa a preparar celulares com um sistema sofisticado de anti-interceptação. A informação foi divulgada hoje (28), pelo jornal Bild, citando também um documento reservado ao Executivo. Há alguns meses, o celular da chanceler do país, Angela Merkel, foi investigado por agentes norte-americanos. Com a nova tecnologia, dois mil celulares com o sistema de segurança poderão ser usados para transmitir dados e informações importantes, sem o perigo de serem interceptados. 
BZ-A presidente Dilma e altos funcionários do governo brasileiro, também tiveram seus celulares espionados pelo governo americano. O que será que o Brasil vai fazer?


ATAQUE MATA AO MENOS 10 EM GAZA; ISRAEL ACUSA PALESTINOS 


Um funcionário da área da saúde de Gaza informou que pelo menos 10 pessoas morreram e 46 ficaram feridas após um ataque israelense realizado nesta segunda-feira contra um parque localizado no território costeiro palestino. 
Segundo Ayman Sahabani, que é chefe do pronto-socorro do hospital Shifa, outro alvo do ataque, há crianças entre os mortos e vários feridos. 
Equipes de filmagem foram impedidas de gravar da área ode impacto do hospital Shifa. 
Já o Exército de Israel afirmou que foguetes disparados por militantes palestinos atingiram o hospital e o parque em Gaza. Agência Estado 


EXÉRCITO AVANÇA CONTRA SEPARATISTAS ONDE CAIU AVIÃO 


Forças armadas da Ucrânia armaram um forte ataque contra os separatistas pró-Rússia neste domingo, em uma tentativa de ganhar o controle da área onde o avião Boeing 777 da Malaysia Airlines foi derrubado, no início deste mês. 
O conselho nacional de segurança da Ucrânia disse que tropas do governo têm cercado Horlivka, um reduto rebelde que fica a 30 quilômetros ao norte de Donetsk, a principal cidade controlada pelos rebeldes. 
"As forças armadas têm avançado em territórios detidos pelos mercenários pró-Rússia, destruindo postos de controle e posições, chegando muito perto de Horlivka", informou o conselho, em comunicado. 
Um representante do grupo separatista em Donetsk confirmou que ocorrem combates em Horlivka, mas disse que os rebeldes mantêm suas posições. 
O governo da Ucrânia acusa ainda as forças rebeldes de lançar foguetes em uma área residencial de Horlivka neste domingo, em uma tentativa de desacreditar o exército e alimentar o sentimento contra o governo. 
Os separativas acusam, por sua vez, o próprio governo pelos ataques. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).