quinta-feira, 31 de julho de 2014

INTERNACIONAIS

31/07/2014

APÓS FIM DO PRAZO PARA ACORDO SOBRE DÍVIDA, ARGENTINA ENTRA EM CALOTE 


Do G1, em São Paulo 
Acabou, no fim desta quarta-feira (30), o prazo para a Argentina conseguir um acordo com credores que se recusaram a negociar com desconto os débitos do país. 
Após a reunião com fundos que não aceitam renegociar a dívida, a Argentina entra em calote, confirmou o mediador nomeado pela Justiça dos Estados Unidos. 
"A República da Argentina não alcançou nenhuma das condições, e, como resultado, vai estar em default (calote)", afirmou Daniel A. Pollack, em comunicado divulgado à noite. 


REPUBLICANOS PREPARAM AÇÃO LEGAL CONTRA BARACK OBAMA 


Os republicanos estão prontos para apoiar uma legislação na Câmara dos Representantes dos EUA que autorizaria uma ação legal contra o presidente Barack Obama. 
Eles acusam Obama de abuso de autoridade ao implementar uma lei no sistema de saúde que ficou conhecida como Obamacare. A Câmara dos Representantes, de maioria republicana, deve apreciar essa medida nesta quarta-feira. 
Os democratas acusam a proposta de não possuir base legal e de custar aos contribuintes milhões de dólares em taxas e outras despesas.
Os democratas também acusam o esforço republicano de ter como motivação as eleições para o Congresso, previstas para novembro deste ano. “É absolutamente insano o que vocês todos estão fazendo”, protestou o democrata Alcee Hastings. Os republicanos garantem que há a garantia de um plano de ação legal. 


ISRAEL AFIRMA QUE QUEM RETIROU EMBAIXADORES DO PAÍS APOIA O HAMAS 


O Ministério das Relações Exteriores de Israel publicou um comunicado em que afirma que a decisão de Brasil, Peru, Chile e El Salvador em retirar os embaixadores do país por conta da ofensiva de Gaza é um apoio ao Hamas, "organização reconhecida como terrorista por muitos países do mundo". 
"Israel espera de países que se opõem ao terrorismo que se comportem de forma responsável e não recompensem terroristas", diz um trecho do comunicado. 
Ainda de acordo com a publicação, cada vez que os israelenses aceitaram um cessar-fogo, o Hamas respondeu com lançamento de foguetes. 
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os governos deveriam somar aos esforços internacionais para ajudar a Israel a defender civis inocentes e conseguir um cessar-fogo durável que inclua a desmilitarização de Gaza ao invés de chamar os seus embaixadores. 
Desde o início da operação "Margem Protetora" em Gaza - justificada pelo direito de se defender dos ataques do Hamas a Israel- mais de 1.200 palestinos, na maioria civis, foram mortos, contra 53 soldados e três civis israelenses.
BZ-Enquanto Israel protege sua população civil, o Hamas. usa o povo palestino como massa de manobra. O povo palestino é apenas um pretexto para praticar o seu terrorismo. Quanto mais gente morrer, tanto melhor, mais motivo para continuar sua sanha assassina. 


RÚSSIA DIZ QUE SANÇÕES DOS EUA SÃO ‘MÍOPES’ E PODEM CRIAR AMBIENTE ‘EXTREMAMENTE DESFAVORÁVEL’ 


A Rússia classificou as novas sanções dos Estados Unidos, anunciadas nesta terça-feira (29) em retaliação à crise na Ucrânia, como “destrutivas e míopes” e afirmou que o fato servirá apenas para agravar os laços entre os dois países. 
Em comunicado divulgado nesta quarta (30), o Ministério das Relações Exteriores russo que as decisões “podem criar um ambiente extremamente desfavorável nas relações internacionais, em que a cooperação entre nossos Estados desempenha com frequência um papel decisivo". 
"As perdas de fato provenientes dessa política destrutiva e míope serão em grande medida tangíveis para Washington", conclui o texto. 
O Ministério também afirmou que as sanções impostas pela União Europeia pelo conflito em Kiev vão “inevitavelmente” levar a preços mais altos da energia na Europa. 
"Ao partir para uma sequência de sanções, Bruxelas, por sua própria vontade, está criando barreiras para uma maior cooperação com a Rússia em uma esfera tão importante quanto à da energia. 
Isso é uma medida impensada e irresponsável”, respondeu Moscou. Nesta quarta, o governo de Vladimir Putin anunciou um embargo à maioria das importações de frutas e vegetais da Polônia e ameaçou estender as restrições ao resto do continente. 
Rússia, que compra mais de 2 bilhões de euros de frutas e vegetais da UE por ano, maior mercado de exportação desse tipo de produtos, disse que a proibição se dá por motivos sanitários, mas produtores poloneses disseram que a medida foi política. Informações da Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).