quinta-feira, 21 de agosto de 2014

INTERNACIONAIS

21/08/2014

ARGENTINA QUER PAGAR CREDORES SEM CUMPRIR SENTENÇA DA JUSTIÇA NORTE-AMERICANA 


A Argentina vai tentar pagar os credores da dívida reestruturada, sem cumprir a sentença do juiz Thomas Griesa, de Nova York. 
A sentença – apelada pelo governo argentino e confirmada em todas as instâncias judiciais dos Estados Unidos – obriga o país a acertar antes as contas com dois fundos de investimento e 13 particulares, que não aceitaram renegociar a dívida e ganharam na Justiça americana o direito de cobrar o devido, sem desconto. 
Na terça-feira (19) à noite, em cadeia nacional de televisão, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou que enviou ao Congresso um projeto de lei que muda a jurisdição dos títulos da dívida reestruturada de Nova York para Buenos Aires. 
Ao mesmo tempo, ofereceu as mesmas condições de pagamento aos chamados fundos abutres – aqueles que compraram títulos da dívida a preços baixos, depois do calote de 2001, e recorreram à Justiça para cobrar a íntegra (sem os descontos de até 65%, negociados com 93% dos credores, nos acordos de 2005 e 2010). Griesa já tinha alertado que a Argentina incorreria em desacato se não pagasse imediatamente US$ 1,6 bilhão (dívida mais juros) aos fundos NML e Aurelius, além dos treze particulares, que ganharam o litígio em seu tribunal. 
Esse grupo representa 1% de todos os detentores de títulos da dívida argentina, mas levou o país a uma moratória parcial da dívida. 
Por ordem de Griesa, foram bloqueados US$ 539 milhões, depositados pela Argentina no Banco de Nova York, para pagar uma parcela da dívida reestruturada, que vencia no ultimo dia 30 de junho. 
O dinheiro só vai ser liberado depois que o governo cumprir a sentença judicial. Monica Yanakiew, Agência Brasil 
BZ-Como sempre, o rato roeu o queijo, e a culpa é do queijo.


CALIFÓRNIA ISOLA PACIENTE COM SUSPEITA DE EBOLA 


Um paciente que pode ter sido exposto ao ebola foi isolado em um hospital de Sacramento, na Califórnia (EUA). 
Mesmo sem a confirmação da doença, pacientes, pessoal e médicos já começarão a tomar as medidas recomendadas pelo Centro para Controle e Prevenção de Enfermidades (CDC) 


ISRAEL E MILICIANOS DE GAZA ENTRAM EM CONFRONTO 


Milicianos palestinos em Gaza dispararam nesta quarta-feira foguetes contra Israel, que, em contrapartida, lançou ataques aéreos contra o território, encerrando-se assim o cessar-fogo entre as duas partes e expondo o fracasso das negociações de uma trégua duradoura. 
Os milicianos palestinos dispararam ao menos sete foguetes contra Israel, declarou o exército, que informou ter feito ao menos 30 ataques aéreos contra Gaza durante a noite. 
Os combates recomeçaram nesta terça-feira depois que os milicianos de Gaza dispararam dezenas de foguetes contra Israel horas antes de expirar um cessar-fogo mediado pelo Egito. 
A contraofensiva israelense casou a morte de uma criança e de uma mulher.
O Estado judeu chamou de volta a sua delegação do Cairo e respondeu aos foguetes com ataques aéreos, enquanto os negociadores palestinos disseram que as negociações haviam chegado ao fim.
Os combates encerraram as esperanças de uma trégua duradoura depois de uma guerra que um mês que causou a morte de mais de 2 mil pessoas, em sua maioria palestinos. Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).