quinta-feira, 28 de agosto de 2014

INTERNACIONAIS

28/08/2014

TRABALHADORES ARGENTINOS FAZEM GREVE EM BUENOS AIRES 


Um dos sindicatos mais radicais da Argentina deu início a uma greve de 36 horas nesta quarta-feira, em Buenos Aires. 
Membros da União Central dos Trabalhadores bloqueiam as principais vias da capital em um protesto por aumento dos salários e contra os impostos e o custo de vida elevado no país. 
A maioria dos serviços públicos em Buenos Aires foi fechada como resultado da greve e hospitais operavam com o mínimo de funcionários possível. 
Motoristas de caminhão devem se unir ao movimento na quinta-feira e levar a uma paralisação geral no comércio. O protesto se concentra na capital e nas cidades próximas. 
A União Central dos Trabalhadores abriga vários sindicatos de setores públicos e organizações de esquerda. 
O protesto ocorre em meio ao sentimento de raiva da população argentina contra a inflação e o custo de vida no país. Associated Press/AE 


GAZA: CESSAR-FOGO ENTRE ISRAEL E PALESTINA É RESPEITADO


O cessar-fogo permanente acertado nessa terça-feira (26) entre Israel e os palestinos, depois de 50 dias de combate, foi respeitado durante a noite, disse hoje um porta-voz militar israelense. 
“Não foram disparados rockets (foguetes) sobre o território israelense e não houve nenhum ataque aéreo na Faixa de Gaza desde a noite de terça-feira”, acrescentou o porta-voz. Israel e os palestinos anunciaram ontem um acordo para o cessar-fogo permanente, depois de um conflito armado que causou 2.143 mortos palestinos e 70 israelenses e devastou a Faixa de Gaza. 
O cessar-fogo, que entrou em vigor às 19h dessa terça-feira, prevê, segundo o mediador egípcio, o levantamento do bloqueio imposto desde 2006 por Israel e que asfixia 1,8 milhão de habitantes da Faixa de Gaza. Agência Brasil 


LÍBIA ALERTA CONSELHO DE SEGURANÇA SOBRE AMEAÇA DE GUERRA CIVIL 


A Líbia advertiu o Conselho de Segurança da ONU sobre a possibilidade de uma guerra civil de grandes proporções se os grupos extremistas que atuam no país não forem desarmados. 
“A situação na Líbia é complicada. E, desde 13 de julho tornou-se ainda mais complicada podendo deteriorar em uma guerra civil total se não formos cautelosos e sábios em nossas ações”, disse o embaixador do país na ONU, Ibrahim Dabbashi. 
A data mencionada pelo embaixador marca o início de conflitos entre milícias rivais que tentam assumir o controle do principal aeroporto do país. 
Os confrontos deixaram pelo menos sete mortos e forçaram a suspensão de voos para a capital Trípoli. Na Líbia, o vácuo de segurança deixado pela queda de Muamar Kadafi, em 2011, foi preenchido por grupos extremistas que ajudaram a derrubar o ditador, e continuam desafiando a autoridade do Estado. “No passado, os incidentes de segurança eram limitados, isolados e raros. 
Mas agora os confrontos envolvem dois grupos que usam armamento pesado. Cada grupo tem seus próprios aliados espalhados por outras regiões do país”, acrescentou o embaixador. VEJA 
BZ-O maior problema daquela área, é que os eventuais substitutos, do Kadafi por exemplo, são iguais ou piores que ele, capazes de cometer as mesmas atrocidades. Normalmente, a emenda sai pior que o soneto.


UCRÂNIA ACUSA RÚSSIA DE LIDERAR NOVA OFENSIVA NO LESTE 

Petro Poroshenko/Ucrânia e Vladmir Putin/Rússia, um diálogo difícil e sem credibilidade 
Em mais uma demonstração de que o conflito na Ucrânia está longe de uma solução, o governo ucraniano acusou a Rússia nessa quarta-feira de realizar novas incursões militares no país. 
As acusações surgem um dia depois de um encontro entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Petro Poroshenko, para discutir a crise. 
Segundo o governo de Kiev, tropas russas tomaram vários vilarejos em uma nova ofensiva voltada mais para o sul, na região do mar Azov. 
Nesta quarta, uma página na internet mantida por um separatista afirmou que a cidade de Novoazovsk, com 12.700 habitantes, havia sido capturada, informação confirmada pelo prefeito local mas negada pelo governo ucraniano, que admite, no entanto, que a localidade é alvo de ataques há vários dias e que os confrontos deixaram ao menos treze mortos.
O discurso oficial limita o avanço dos separatistas à captura de vilarejos ao norte da cidade. VEJA
BZ-É muito difícil a situação da Ucrânia. Por cima da mesa, Putin diz que quer colaborar com a paz, por baixo da mesa incita, arma e apoia os separatistas ucranianos. Se depender da vontade de Putin, todo o leste da cobiçada e rica Ucrânia será anexada à Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).