terça-feira, 16 de setembro de 2014

INTERNACIONAIS

16/09/2014

EUA LANÇAM PRIMEIRO ATAQUE AÉREO CONTRA ESTADO ISLÂMICO NA REGIÃO DE BAGDÁ 


France Presse 
Washington - Os Estados Unidos realizaram seu primeiro ataque aéreo contra o Estado Islâmico (EI) na região de Bagdá, informou nesta segunda-feira o Comando Central (Centcom) americano. 
Na primeira operação contra combatentes jihadistas nos arredores da capital iraquiana, aviões americanos atacaram posições a sudoeste de Bagdá, enquanto outras aeronaves bombardearam as montanhas de Sinjar, a oeste de Mossul, no norte do Iraque, revelou o Centcom. 
As posições a sudoeste de Bagdá eram utilizadas por combatentes do Estado Islâmico para "disparar contra soldados iraquianos". No ataque às montanhas de Sinjar, a aviação americana destruiu veículos utilizados pelo EI. 


PARA OTAN, AÇÕES DO ESTADO ISLÂMICO CHEGAM PERTO DO GENOCÍDIO 


por Estadão Conteúdo 
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, apoiou fortemente a missão coordenada pelos EUA contra o grupo extremista Estado Islâmico nesta segunda-feira (15). 
Ele afirmou que o grupo comete "atrocidades horríveis" e que as ações chegam "muito perto do genocídio." 
A Otan tem atuação reduzida na operação e nem todos os membros da aliança estão incluídos, especialmente devido à exaustão em relação a guerras em diversos países. 
De acordo com Rasmussen, o Estado Islâmico é uma ameaça não só porque seus militantes podem voltar a realizar operações terroristas nos países ocidentais, mas também porque a instabilidade do Oriente Médio por si só é perigosa para membros da Otan. 
A aliança não planeja ter um papel de liderança na operação contra o Estado Islâmico delineada pelo presidente americano Barack Obama, em parte devido à dificuldade de chegar a um consenso entre os 28 membros. 
A Otan, contudo, pode ajudar a treinar o exército iraquiano, facilitar o compartilhamento de inteligência sobre militantes do Estado Islâmico e ajudar a coordenar atividades nos países que têm um papel mais ativo na operação. 
Sobre a Rússia, Rasmussen afirmou que o país tem "esmagado todas as regras e compromissos que mantiveram a paz na Europa e em outros lugares desde o fim da Guerra Fria", mas disse que o país é capaz de negociar com o Ocidente se quiser, enquanto o diálogo com o Estado Islâmico está fora do alcance. 
Rasmussen deixa o comando da Otan no fim do mês. Ele será substituído pelo ex-primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg, escolhido pelos membros da aliança em parte por sua longa experiência em negociações com a Rússia. 


BARCO COM 200 IMIGRANTES NAUFRAGA NA COSTA DA LÍBIA 


Trinta e seis pessoas foram resgatadas após o naufrágio de um navio na costa da Líbia neste domingo (14). 
A embarcação, que estava a caminho da Europa, levava ao menos 200 pessoas. 
"Havia um monte de corpos flutuando, mas a falta de recursos não nos permite recuperar os cadáveres, principalmente desde que foi ficando escuro ontem (domingo). 
A nossa prioridade é resgatar os sobreviventes”, afirmou a Marinha em comunicado. 
A Líbia é um país de trânsito rumo à costa europeia onde costumam passar centenas de imigrantes. Bahia Notícias 


PILOTO DA MALAYSIA CORTOU OXIGÊNIO DE PASSAGEIROS E AFUNDOU AVIÃO INTEIRO, DIZ LIVRO 


O piloto do voo MH370 da Malaysia Airlines – que desapareceu em março com 239 pessoas – cortou o oxigênio da cabine para matar os passageiros e, depois, pousou o avião no mar para que ele afundasse inteiro, sem deixar destroços. 
Ao menos é o que acreditam os investigadores de acidentes aéreos Geoff Taylor e Ewan Wilson, autores do livro “The Truth Behind the MH370 Loss” (a verdade por trás da perda do MH370). 
Apesar de não fazerem parte das equipes oficiais que investigam o caso, eles defendem que a publicação é resultado de um estudo que analisou “todos os cenários possíveis” da tragédia. 
Segundo a teoria, o piloto Zaharie Ahmad Shah trancou o copiloto do lado de fora e despressurizou a cabine, o que fez com que as máscaras de oxigênio caíssem do teto. 
O suprimento de ar, contudo, só teria durado 20 minutos, passageiros morreram asfixiados. "Como o voo era noturno, é possível que muitas pessoas não tenham visto as máscaras caindo. Elas devem ter morrido em poucos minutos", diz o texto. Depois, Zaharie teria pressurizado novamente a cabine, antes de pousar o avião no mar e afundá-lo. Informações do UOL.
BZ-A nota não diz que razão teria o piloto para tomar tal iniciativa.  De qualquer modo, é de longe, o mais estranho sumiço de avião que já tomei conhecimento. 

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