sábado, 25 de outubro de 2014

INTERNACIONAIS

25/10/2014

JUSTIÇA ARGENTINA CONDENA 15 À PRISÃO PERPÉTUA POR GENOCÍDIO NA DITADURA 


Da France Presse 
Quinze militares da reserva e civis foram condenados à prisão perpétua, nesta sexta-feira (24), por violações dos direitos humanos cometidas em um centro clandestino de detenção na última ditadura argentina, entre 1976 e 1983, informou a Justiça. 
Os militares e civis foram julgados por um tribunal de La Plata, 62 km ao sul de Buenos Aires, pela aplicação de tortura e pelo assassinato de 135 pessoas, entre elas, a filha de Estela de Carlotto, líder da organização Avós da Praça de Maio. 
Nesse julgamento, foram investigadas as violações dos direitos humanos cometidas no centro clandestino conhecido como "La Cacha". Funcionava na periferia de La Plata. 


PUTIN DIZ QUE EUA AUMENTAM CHANCES DE CONFLITOS ENTRE 'GRANDES POTÊNCIAS' 


por Estadão Conteúdo 
Os Estados Unidos desestabilizam a ordem global ao tentar impor sua vontade, declarou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (24). 
Em discurso a especialistas em política em um resort de Sochi, no Mar Negro, o líder alertou que o mundo pode enfrentar novas guerras se Washington falhar em respeitar os interesses de outros países. 
"A probabilidade de uma série de conflitos agudos com envolvimento indireto e até direto de grandes potências aumentou significativamente", afirmou Putin. 
"A Ucrânia é um exemplo de tais conflitos que influenciam o equilíbrio global de forças e, creio eu, não será o último". Durante o pronunciamento, Putin citou as situações no Iraque, Líbia e Síria como exemplos de políticas norte-americanas que fracassaram e levaram ao caos. 
Visivelmente emocionado, ele disse que os norte-americanos e seus aliados estão "lutando contra os resultados de suas próprias políticas" nos países. 
"Eles estão usando seu poder para remover riscos que foram criados por eles mesmos, e estão pagando um preço crescente", disse. Putin acusou ainda os Estados Unidos de tentarem criar a imagem de que a Rússia é um perigo para o resto do mundo, forçando seus aliados a imporem sanções sobre Moscou. 
Segundo ele, essas medidas têm por objetivo levar a Rússia ao isolamento, mas que não irão ser bem-sucedidas. Informações da Associated Press. 


SANÇÕES À RÚSSIA SERÃO MANTIDAS, DIZ PREMIÊ ALEMà


O cessar-fogo entre as tropas ucranianas e os rebeldes pró-Rússia na região leste da Ucrânia não está sendo totalmente respeitado, e, assim, as sanções da União Europeia contra a Rússia devem ser mantidas, disse a premiê da Alemanha, Angela Merkel. 
Merkel é figura fundamental nas decisões europeias sobre sanções contra a Rússia, em parte por causa dos laços econômicos da Alemanha com o gigante vizinho da Europa Oriental. 
Os comentários da premiê alemã mostram que as tensões relacionadas à Ucrânia ainda não foram aliviadas, apesar do acordo de cessar-fogo assinado no início de setembro.
“Quando você tem mais de 200 pessoas mortas você não pode dizer que o cessar-fogo foi respeitado”, disse Merkel, durante coletiva à imprensa após conferência da União Europeia na noite de quinta-feira. 
A chanceler alemã disse que está especialmente preocupada com as próximas eleições locais nas províncias de Luhansk e Donetsk, atualmente controladas pelos rebeldes. 
“Isso estabeleceria fatos que não iriam obedecer à legislação ucraniana”, afirmou Merkel. Agência Estado 


DESABAMENTO EM MINA DEIXA 16 MORTOS E 11 FERIDOS NA CHINA 


Da EFE 
O desabamento de uma mina de carvão na província de Xinjiang, no oeste da China, matou 16 pessoas e deixou outras 11 feridas. 
A tragédia ocorreu por causas ainda não explicadas às 23h30 desta sexta-feira (24, 15h30 em Brasília), e desde então os serviços de resgate trabalham para retirar as vítimas e um número ainda indeterminado de trabalhadores presos, informou a agência estatal "Xinhua". 
A mina de carvão está situada no distrito de Midong, uma área suburbana que faz parte de Urumqi, a capital da província de Xinjiang.
BZ-No afã de produzir mais barato e maior voluma, a China negligencia a segurança das minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).