20/11/2014
![]() |
| M[ario Gusmão e a cidade de Cachoeira, onde nasceu. |
O Fórum de Entidades Negras homenageará o ator e ativista baiano Mário Gusmão nesta terça-feira (18), a partir das 17h30. Esta é uma das atividades que integram a celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês.
Será aberta ao público a Roda de Diálogo para lembrar do artista conhecido como "Anjo Negro da Bahia" no Museu Afro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Terreiro de Jesus.
O evento contará com a participação do antropólogo e professor da universidade, Jeferson Bacelar. Já o dia 20 será marcado com a tradicional Caminhada da Reparação, que vai do bairro da Liberdade até o Pelourinho, também com o tema relacionado à carreira ativista de Mário Gusmão.
O evento, terá a concentração a partir das 15h, em frente à sede do Bloco Ilê Aiyê, no Curuzu.
BZ-Tive o privilégio de ser amigo e conviver com o Mário Gusmão., no período que antecedeu minha ida para os Estados Unidos. Morava perto da minha casa, bem ali no início da ladeira do Campo Santo, na Federação. Vez em quando aparecia em minha casa para "filar a bóia", tomar um licor, filosofar e outras coisas do ramo. Me ensinou inglês, e me contava tudo o que se passava na Bahia no campo da cultura, artes, teatro, etc.... Foi o primeiro negro a se formar em teatro, pela Escola de Tetro da Universidade Federal da Bahia. Apesar de ter participado de vários filmes, em papéis secundários, foi um ator consagrado, mas nunca amealhou fortuna. Aliás não tinha grande ligação com dinheiro e outros aspectos da vida material. Sempre viveu modestamente e morreu pobre. Essa é uma homenagem mais que merecida.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).