26/11/2014
PETROLÃO: DESDE 2010, CONGRESSO PODERIA TER PARALISADO OBRAS DA REFINARIA ABREU E LIMA
Dyelle Menezes e Gabriela Salcedo/Contas Abertas
O Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de relatório anual que analisa todas as obras da União, encontrou graves indícios de irregularidades na implantação da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
Em 2010, 2011 e 2012 a Corte aconselhou o Congresso de paralisar as obras, o que não foi acatado.
Nesses anos, a Abreu e Lima foi classificada como IG-P (indícios de irregularidade grave com recomendação de paralisação).
O relatório foi encaminhado ao Congresso para subsidiar a aprovação da Lei Orçamentária Anual pelos parlamentares. A obra foi aprovada mesmo assim.
FILHA DE EX-DIRETOR FEZ NEGÓCIOS SUSPEITOS COM PETROBRAS
Uma das filhas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Arianna Bachmann, é suspeita de se beneficiar com “informações privilegiadas” em contratos de venda de móveis para empresas contratadas da estatal.
Dois contratos, que somam mais de R$ 5 milhões, são referentes ao mobiliário comprado em 2009 para as novas unidades do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) – inaugurado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010 -, obra alvo da Lava Jato e do Ministério Público do Rio de Janeiro. Leia mais no Estadão.
PETROBRAS APROVA CRIAÇÃO DO CARGO DE DIRETOR CONTRA FRAUDES E CORRUPÇÃO
![]() |
A Petrobras anunciou hoje (25) a criação do cargo de diretor de Governança, Risco e Conformidade.
A medida foi aprovada durante reunião do Conselho de Administração da estatal.
De acordo com nota divulgada pela companhia, a missão do novo diretor é “assegurar a conformidade processual e mitigar riscos nas atividades da companhia, dentre eles, os de fraude e corrupção”. Além disso, o novo diretor deverá garantir “a aderência a leis, normas, padrões e regulamentos, incluindo as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Securities and Exchange Commission (SEC)”.
O ocupante do novo cargo participará das decisões da Diretoria Executiva da Petrobras.
As matérias a serem submetidas a deliberação deverão contar, necessariamente, com prévia manifestação favorável dele quanto à governança, gestão de riscos e conformidade dos procedimentos.
De acordo com a empresa, a criação dessa diretoria não acarretará aumento do número de diretores, pois substitui a posição de diretor da Área Internacional.
O nome será escolhido pelo Conselho de Administração, com base em lista tríplice de profissionais brasileiros pré-selecionados.
O processo será conduzido por empresa especializada em seleção de executivos, que buscará profissionais de mercado com notório reconhecimento de competência na área.
“O mandato será de três anos, podendo ser renovado, e sua destituição somente poderá ocorrer por deliberação do Conselho de Administração, com quórum que conte com o voto de pelo menos um dos conselheiros de Administração eleitos pelos acionistas minoritários ou preferencialistas.” O detalhamento da estrutura e a atuação da nova diretoria serão concluídos pela Petrobras dentro de 60 dias. Vladimir Platonow, Agência Brasil
GABRIELLI VAI A CONSELHO DA GALP ENERGIA E É VAIADO EM AVIÃO
![]() |
por Ricardo Luzbel/Bahia Notícias
O secretário de Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, foi vaiado no avião em que iria voltar de Portugal nesta terça-feira (25), após participar de uma reunião da Galp Energia, empresa da qual é conselheiro.
A Galp é hoje o único grupo integrado de produtos petrolíferos e gás natural de Portugal, com atividades que se estendem desde a exploração e produção de petróleo e gás natural, à refinação e distribuição de produtos petrolíferos, à distribuição e venda de gás natural e à geração de energia elétrica.
A empresa portuguesa esteve envolvida em negociações com a Petrobras em 2011, quando a estatal brasileira esteve próxima de comprar a parte da empresa que pertencia ao grupo italiano ENI. À época, Gabrielli era o presidente da Petrobras.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).