30/11/2014
FRANCIS E O PETROLINHO
![]() |
| Caio Blinder, Paulo Francis, Lucas Mendes e Nelson Motta, a equipe do Manhatthan Conection em 1990. |
Lucas Mendes/De Nova York para a BBC Brasil
Naquele outubro de 1996, no café da manhã antes da gravação, Francis estava de mau humor. Era normal. Acabava de sair da cama.
Meia hora depois ele estava de bom humor. Era normal. Nossa conversa na copa antes de gravar era fiada. Francis não falou em Petrobras.
No meio do programa, ele jorrou denúncia e transcrevo a gravação:
Francis: "Os diretores da Petrobras todos põe o dinheiro lá...(Suíça) tem conta de 60 milhões de dólares..."
Lucas: "Olha que isso vai dar processo..."
Francis: "É...um amigo meu advogado almoçou com um banqueiro suíço e eles falaram que bom mesmo é brasileiro (…) que coloca 50 milhões de dólares e deixa lá".
Lucas: "Os diretores da Petrobras tem 50 milhões de dólares?"
Francis: "Ahh é claro... imaginem... roubam... superfaturamento...é a maior quadrilha que já existiu no Brasil".
BZ-Por conta dessas declarações, Paulo Francis, um dos mais notáveis e brilhantes jornalistas políticos do Brasil, que morava nos Estados Unidos, foi processado pela Petrobrás, nos Estados Unidos, que lhe pedia uma indenização de US$ 100 milhões. Isso abalou o jornalista, o que muito contribuiu para o infarto fulminante que teve pouco tempo depois. Paulo Francis morreu e o Petrolinho, que estava correto, virou o Petrolão que aí está.
FERNANDO BAIANO ESTARIA NEGOCIANDO ACORDO DE DELAÇÃO PREMIADA
![]() |
| Fernndo "Baiano" |
O lobista Fernando Soares, mais conhecido como Fernando Baiano, preso na Operação Lava Jato da Polícia Federal, estaria negociando um acordo de delação premiada.
A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal Folha de S. Paulo, que cita também que existem registros das câmeras de segurança da Câmara que mostram Fernando Baiano adentrando a liderança do PMDB na Casa, sala ocupada pelo deputado Eduardo Cunha (RJ).
O Tribunal Regional Federal da 4º Região negou ontem um pedido de habeas corpus feito pela defesa do lobista, que pleitava a revogação da prisão preventiva e argumentava que as provas contra ele são frágeis. Fernando foi apontado pelo doleiro Alberto Youssef como operador do PMDB no esquema de corrupção que envolve a Petrobras.
BZ-Essa delação premiada, está deixando de "cabelo em pé" muitos figurões do PMDB.
CÍCERO DANTAS: VEREADOR RECLAMA QUE LIGAÇÃO POLÍTICA RESULTOU EM APROVAÇÃO DE CONTAS
![]() |
Petição protocolada no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pelo vereador Washington Matos (Pros) questiona a aprovação com ressalvas das contas do prefeito de Cícero Dantas, Helânio Oliveira (PR).
De acordo com reportagem do jornal A Tarde, Matos desconfia que uma suposta ligação política entre o gestor e o conselheiro Mário Negromonte, relator das contas, motivou a aprovação mesmo com irregularidades como o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que tange às despesas com pessoal.
Segundo a reportagem, Oliveira utilizou 57,28% do orçamento nessa rubrica, quando o limite estabelecido por lei é de 54%.
O denunciante cita que o atual prefeito é do mesmo grupo político do ex-gestor José Weldon Santana, que manteve relações políticas com Negromonte antes do ingresso do conselheiro no TCM. “Weldon apoiou duas eleições de deputado do conselheiro e no pleito deste ano deu votos para o filho dele, Mário Negromonte Filho (eleito deputado federal)”, afirmou Matos.
Ao A Tarde, o conselheiro rebateu as insinuações. “Quando a gente veste a roupa de conselheiro deixa para trás seu passado político. Não existe isso de votar a favor de um prefeito por amizade ou conveniência”, argumentou Negromonte. Bahia Notícias




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).