quarta-feira, 12 de novembro de 2014

INTERNACIONAIS

12/11/2914

POR QUE O 'NEW YORK TIMES' QUER FIM DO EMBARGO A CUBA? 


Thomas Sparrow/BBC Mundo, de Washington 
O jornal americano The New York Times (NYT) publicou cinco editoriais a respeito de Cuba em cinco semanas consecutivas, todos em suas edições de fim de semana, escritos em inglês e em espanhol. 
Nos textos, o jornal pede que os Estados Unidos deem fim ao embargo que impõem sobre a ilha desde 1960, retirem Havana da lista de "patrocinadores de terrorismo", abandonem os "esforços ocultos para derrubar o governo" cubano e restaurem as relações diplomáticas bilaterais de alto nível, rompidas desde 1961. 
O NYT também defende a ideia de um intercâmbio de presos que permita a libertação do americano Alan Gross, preso em Cuba há cinco anos, em troca de três agentes de inteligência cubanos condenados pelos EUA por espionagem. 


EUA E CHINA ANUNCIAM ACORDO PARA REDUZIR EMISSÃO DE GASES POLUENTES 


Do G1, em São Paulo 
Os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, assinaram nesta quarta-feira (12) em Pequim um acordo para a luta contra a mudança climática, que incluirá reduções de suas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. A iniciativa constitui o primeiro anúncio de corte das emissões de gases poluentes por parte da China e mais um pelos EUA. 
Pelo acordo, os EUA pretendem cortar entre 26% e 28% as emissões de gases em até 11 anos, ou seja, até 2025, o que representa um número duas vezes maior que as reduções previstas entre 2005 e 2020. 
Os chineses se comprometem a cortar as emissões até 2030, embora possa começar antes. 
Segundo presidente chinês, até lá 20% da energia produzida no país vai ter origem em fontes limpas e renováveis. 
O acordo, que foi negociado durante meses pelos dois países, pretende promover um pacto em nível global, visando a Conferência sobre Mudança Climática que acontecerá em Paris no ano que vem.
BZ-Estados Unidos e China, são os dois maiores consumidores de energia no mundo, e grande parte dessa energia é gerada a partir de combustíveis fosseis, o que os torna os dois maiores poluidores do mundo. Se levado a sério, esse acordo pode resultar coisas muito positivas ao nosso poluído mundo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).