quinta-feira, 20 de novembro de 2014

NACIONAIS

20/11/2014
“NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS” 


No Brasil há o hábito de desmerecer o passado. Em 1889, quando instalou-se a República, nada do período imperial servia. 
A Bossa Nova fez com que seus adeptos acreditassem que a música brasileira feita antes de 1958, nada valia, o que não é verdade. 
Mas é na política que essas lendas mais florescem. 
Quando o PT chegou ao poder, em 2003, seus líderes apegaram-se ao discurso de que o Brasil começava ali. 
“Nunca antes na história desse país” etc. Conquistas então recentes, como o Plano Real, o fim da inflação e a estabilização da moeda – mérito de seus adversários–, foram apagadas. O passado não valia nada, não existia. Agora, de repente, passou a valer. 
O PT quer dividir com o PSDB os malfeitos da Petrobras. Malfeitos, aliás, que ele, o PT, teve 12 anos para, como diz, “mandar investigar. Ruy Castro – Folha de São Paulo”. 
BZ-Sob inspiração do Lula, o PT quer fazer valer sua visão de que o Brasil começou em 2003, quando se inicia o primeiro mandato de Lula, o que não é verdade, e que se o PT sair do poder, o mundo se  acaba, o que também não é verdade. 


LULA PARTICIPA DE REUNIÃO DE MAIS DE 10H COM DILMA 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nessa terça-feira, 18, em Brasília para uma longa reunião com Dilma Rousseff. 
A informação foi confirmada pela assessoria do Instituto Lula. A agenda da presidente para ontem previa um encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, no Palácio da Alvorada às 10 horas. 
Por causa da demora na reunião, que tinha previsão de duração de uma hora, outros compromissos de Dilma foram cancelados.
O encontro, que oficialmente era entre Dilma e Mercadante, durou mais de 10 horas. 
A reunião aconteceu em meio a discussões sobre a reforma ministerial e os desdobramentos da Operação Lava Jato. 
Depois da vitória no segundo turno da eleição, a presidente Dilma dividiu seu tempo entre as férias na Bahia, reuniões no Planalto e a viagem internacional para a reunião do G20. 
Já Lula passou a maior parte do tempo em São Paulo, onde teve diversas reuniões com petistas. Segundo a assessoria, o ex-presidente já voltou à capital paulista, onde trabalha normalmente no Instituto. Agência Estado 
BZ-A reunião com o Lula não foi divulgada previamente. Parece que o o governo não queria divulgá-la e tampouco divulgou sua pauta ou resultado da mesma. 


BRASIL ‘MAQUIA’ RESULTADO FISCAL, DIZ CONSULTORIA 


Em meio à discussão sobre a credibilidade das contas públicas do Brasil, a consultoria Capital Economics decidiu avaliar a consistência dos dados contábeis do País. 
O resultado não foi nada bom. Diante das manobras executadas pelo Tesouro Nacional, que são classificados de “truques”, a consultoria afirma que “dados oficiais publicados pelas autoridades brasileiras dão uma falsa impressão da saúde fiscal do País”. 
O economista-chefe para mercados emergentes da consultoria, Neil Shearing, estima que a "contabilidade criativa" que marcou a gestão recente do Tesouro Nacional resultou em melhora dos resultados fiscais de 2013 entre 1,5 ponto porcentual e 3 pontos do PIB. Shearing diz em relatório que o Tesouro atua em várias frentes para melhorar a aparência dos números. 
A primeira estratégia foca no recebimento de receitas não recorrentes e a transferência antecipada de dividendos das estatais. Juntas, as ações aumentam as receitas em aproximadamente 1,1 ponto do PIB. Agência Estado 
BZ-O resultado desse procedimento, é a perda de credibilidade dos índices governamentais quando referentes à economia.  


MORRE EM SÃO PAULO O EX-MINISTRO DA JUSTIÇA MÁRCIO THOMAZ BASTOS


O advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (20) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 
A informação foi confirmada pela equipe médica. Bastos foi internado na terça-feira (18) para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital. 
Um dos advogados criminalistas mais influentes do país, Bastos foi convidado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor a equipe do primeiro mandato. Comandou o Ministério da Justiça entre 2003 e 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).