terça-feira, 18 de novembro de 2014

PODER JUDICIÁRIO

18/11/2014
A ENTREVISTA DO MINISTRO DIAS TOFFOLI 


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Antônio Dias Toffoli, disse nesta segunda-feira (17) durante gravação do Programa de Jô que as denúncias sobre a Petrobras investigadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, têm relação com o sistema de financiamento de campanhas eleitoriais Toffoli defendeu a volta da cláusula de desempenho para diminuir o número de partidos no Brasil. 
"O ideal era um sistema eleitoral em que houvesse a necessidade do partido para ter acesso ao fundo e ao tempo de televisão, ter um desempenho eleitoral, uma representação eleitoral”. 
Toffoli também explicou o funcionamento da urna eletrônica e afirmou que o processo é à prova de fraudes. "Foi feito de maneira cautelosa. 
Desde abril do ano eleitoral, todos esses programas são colocados à disposição de todos os partidos políticos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, que podem acompanhar todo esse desenvolvimento. 
Além disso, todos esses programas só rodam com a assinatura digital da Justiça Eleitoral, que é feita em uma cerimônia pública, com a presença dos partidos, do Ministério Público, da OAB. Qualquer interferência já trava todos os programas", afirmou. Roney Domingos/Do G1 São Paulo
BZ-A favor do ministro, está o fato de que nenhum partido politico reclamou da eventual lisura das urnas eletrônicas. Contra o ministro, estão vários depoimentos de técnico no assunto, que continuam afirmando sobre a vulnerabilidade das urnas, e o fato dos Estados unidos (dentre outros países) se recusarem a usá-las.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).