quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO...

03/12/2014
PETROLÃO: COSTA REVELA QUE CORRUPÇÃO DOMINA O GOVERNO 

Convocado para acareação com o ex-colega Nestor Cerveró, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa prestou inesperado serviço às investigações, oferecendo o mote para que Congresso, Polícia Federal e Ministério Público Federal passem o País a limpo. 
Ele revelou que o esquema de corrupção no governo Dilma não se restringe ao Petrolão: está nas áreas de portos, aeroportos, hidrelétricas, ferrovias e rodovias. 
Paulo Roberto confirmou que em 2009 enviou e-mail a Dilma, então chefe da Casa Civil, alertando sobre fraudes na Petrobras. Foi inútil.
Quando Costa contou que recebeu aval de Sérgio Gabrielli para enviar e-mail a Dilma, Afonso Florence (PT-BA) sacou o celular e saiu da sala. A tropa do PMDB na Câmara boicotou a acareação dos ex-diretores na CPMI da Petrobras. A oposição acha que temiam ser desmascarados. 
Além de confirmar o que disse à Justiça, Paulo Roberto Costa negou a lorota de Dilma na campanha: ele não foi demitido; ele se demitiu da estatal.
BZ-Na campanha, a presidente Dilma afirmou que Paulo Roberto Costa havia sido demitido por ela. Não era verdade.


PETROLÃO: COSTA E CERVERÓ DIVERGEM SOBRE DESVIOS NA AQUISIÇÃO DE PASADENA EM ACAREAÇÃO NO CONGRESSO 
Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, ambos ex-diretores da Petrobrás.
Em acareação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista da Petrobras nesta terça-feira (2), o ex-diretor de Abastecimento da petroleira, Paulo Roberto Costa, reafirmou a participação de agentes políticos em desvios de recursos da estatal na aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Costa, no entanto, declinou de apresentar os nomes dos eventuais envolvidos e manteve o depoimento dado ao juiz Sérgio Moro, durante as investigações da Operação Lava Jato – o acordo de delação premiada ainda está em tramitação para ser homologado e qualquer informação adicional pode tornar inválido o entendimento com a Justiça Federal. 
O ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, outro participante da acareação, negou a existência de desvios de recursos na aquisição da refinaria norte-americana e reiterou a condição de não haver agentes políticos envolvidos no processo.
A sessão da CPMI em que acontece a acareação entre Costa e Cerveró está na fase de participação de parlamentares. Bahia Notícias 


MENSALÃO: JOÃO PAULO CUNHA FICA NA PRISÃO 

por Samuel Celestino 
Ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, condenado no mensalão a pouco mais de seis anos de reclusão, foi negado pelo ministro Carlos Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), o benefício de cumprir o restante da sua pena na sua residência. 
Cunha ainda não pagou ao erário público R$ 536 mil que teria que devolver por, na sua pena, incluir peculato (desvio do dinheiro público), e assim ficará na Papuda até que devolva o valor. 
O ministro Barroso disse que outros presos, como José Dirceu, condenados a pena maior, cumpre prisão domiciliar porque não teria praticado peculato, além de outros mensaleiros também beneficiados com o cumprimento de um sexto da pena. 
Como a condenação de João Paulo Cunha difere das demais, o ministro do STF entendeu que não deveria conceder-lhe o benefício, solicitado pelo advogado do mensaleiro. Assim, ele continuará no presídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).