quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO...

18/12/2014
SE PAULO MALUF É FICHA LIMPA, TUDO É PERMITIDO COMENTE 
Estaé a ficha policial de Paulo Maluf, na INTERPOL
Josias de Souza 
As circunstâncias conspiravam a favor da lógica. Condenado por improbidade administrativa num processo sobre superfaturamento das obras de um túnel, Maluf havia sido enquadrado pelo TRE-SP na lei que exige ficha limpa dos candidatos. 
O TSE-Tribunal Superior Eleitoral, confirmara a sentença. Maluf recorrera. E o recurso foi a julgamento na noite passada. Criou-se para os ministros do TSE uma versão pós-eleitoral do dilema hamletiano: barrar Maluf ou barrar Maluf?, eis a questão. 
E os magistrados, por 4 votos a 3, optaram pela única alternativa que a lógica tornara indisponível: liberaram o Maluf. Desse jeito, não resta à plateia senão concordar com uma velha tese de Dostoiévski: se Deus não existe, tudo é permitido. 
Se Paulo Maluf não é ficha suja, extinguem-se sobre a Terra todos os valores éticos e morais. 
BZ-Nos Estados Unidos, Paulo Maluf é considerado criminoso, (crime financeiro) e foragido da polícia, e com um mandado de prisão contra ele, emitido pela INTERPOL (Polícia Internacional). Aqui no Brasil, não pode ser preso porque goza da chamada IMUNIDADE PARLAMENTAR. É de doer, um tribunal eleitoral dar um aval desses a esse Lalau. No momento em que o pais é assolado pela roubalheira na Petrobrás, e faz força para se reerguer moralmente, atitude do TSE, cheira a escárnio, um deboche com o povo deste país, e é sem dúvida alguma, um balde de água fria na luta daqueles que querem limpar o país. 


CGU DEVASSA VIDA DE SERVIDORES DA PETROBRAS 

O pânico se estabeleceu nas principais diretorias da Petrobras, sobretudo as enroladas na roubalheira do Petrolão (Abastecimento, Serviços, Gás e Energia, entre outras): auditores da Controladoria Geral da União (CGU) notificaram os funcionários a oferecerem voluntariamente a quebra do sigilo bancário referente aos últimos sete anos. 
A CGU quer examinar até a evolução patrimonial de cada um. Além da quebra de sigilo bancário, funcionários que fizeram viagens internacionais, mesmo em férias, terão de explicar cada uma delas. 
Os funcionários não são obrigados a abrir mão do sigilo bancário, mas quem não o fizer ficará sujeito a vê-lo quebrado na marra, na Justiça. 
O problema é que os bancos alegam dispor apenas de extratos bancários de até três anos, e a CGU não abre mão dos sete anos. 


JUSTIÇA ACEITA DENÚNCIA CONTRA BAIANO, CERVERÓ E YOUSSEF 
Cerveró
O juiz federal responsável pelas investigações da Lava Jato, Sérgio Moro, aceitou, nesta quarta-feira (17), a última denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) na sétima fase da operação. Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras; Fernando Soares, lobista conhecido como Fernando Baiano, apontado como um dos operadores do esquema de corrupção na estatal; e Júlio Camargo, executivo da Toyo Setal, foram acrescidos como réus no processo. Além deles, a Justiça também aceitou a denúncia contra o doleiro Alberto Youssef, que também responde outros processos. Ao despachar pela aceitação da denúncia, Moro marcou para fevereiro de 2015 a primeira audiência. Baiano e Cerveró são suspeitos de receber US$ 40 milhões de propina nos anos de 2006 e 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).