segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

INTERNACIONAIS

01/12/2014
URUGUAI: VÁZQUEZ VENCE E GOVERNARÁ COM APOIO NO CONGRESSO 

Denise Mota/De Montevidéu para a BBC Brasil 
Com todas as urnas apuradas, o favoritismo do candidato de coalizão da esquerda, pertencente à mesma Frente Ampla, de José Pepe Mujica, foi confirmado por 53,6% dos eleitores, segundo dados do Tribunal Eleitoral do país. 
O candidato da oposição, Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, registrou 41,1% da preferência dos eleitores. 
Tabaré Vázquez foi o primeiro presidente de esquerda do Uruguai, entre 2005 e 2010, depois de 174 anos de governo dos partidos Colorado e Nacional. Sua nova gestão será sob vários aspectos um governo de continuidade não só em relação às políticas impulsionadas por Mujica – como o aprofundamento da redução da pobreza e a discussão e aprovação de uma agenda de direitos civis – mas também em relação a novos compromissos sintonizados com o momento atual do Uruguai. 
E que têm ligação direta com parte do legado deixado por Vázquez em sua primeira gestão. 


FÃS LOTAM ESTÁDIO NO MÉXICO PARA DESPEDIDA DO CRIADOR DO CHAVES 

Parte do estádio Azteca, na cidade do México, foi tomada hoje por fãs do ator Roberto Bolaños - que morreu na última sexta-feira, aos 85 anos de idade. 
Fãs formaram filas na entrada do estádio, que estava com segurança reforçada para o velório do ídolo mexicano. 
De crianças a idosos, milhares de pessoas foram prestigiar o criador e intérprete do Chaves e do Chapolin. 
Muitos, fantasiados ou com bonecos e objetos dos personagens. Logo que abriram os portões, as arquibancadas ficaram cheias.
No centro do campo, um altar preparado para receber o corpo do humorista, com uma foto ampliada dele. 
Por um telão, pessoas do mundo todo acompanharam o cortejo fúnebre, que saiu da Televisa, emissora onde Bolaños se consagrou e recebeu uma homenagem hoje. 
O caixão estava protegido por um vidro e rodeado de flores e de duas estátuas do ator. A multidão ovacionou a chegada de Bolaños para a despedida final. 
O comediante morreu na sexta-feira, na casa onde morava, em Cancún. Ele sofria problemas respiratórios e vinha com dificuldade para se locomover. Ele deixa viúva a colega de seriado, dona Florinda, e 6 filhos do primeiro casamento.


PAPA FRANCISCO E PATRIARCA DA IGREJA ORTODOXA DECLARAM PROJETO DE REUNIFICAÇÃO 

POR O GLOBO 
ISTAMBUL, TURQUIA - O Papa Francisco e o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, líder da Igreja Ortodoxa, fizeram neste domingo uma declaração conjunta em Istambul, na Turquia, que poderia abrir o caminho para a reunificação das duas correntes cristãs, separadas há quase mil anos. 
Francisco assegurou que a união não poria riscos à tradição e aos ritos dos ortodoxos, que seriam mantidos. Segundo ele, "não se trata de absorção nem de submissão, mas sim da aceitação de todos os dons que Deus tem dado a cada um". 
Católicos e ortodoxos caminham separados desde o "Grande Cisma" de 1054, quando o grupo de cristãos do Oriente questionou a soberania do papa sobre o credo em Constantinopla (atual Istambul), capital do antigo Império Romano do Oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).