01/12/2014
URUGUAI: VÁZQUEZ VENCE E GOVERNARÁ COM APOIO NO CONGRESSO
![]() |
Denise Mota/De Montevidéu para a BBC Brasil
Com todas as urnas apuradas, o favoritismo do candidato de coalizão da esquerda, pertencente à mesma Frente Ampla, de José Pepe Mujica, foi confirmado por 53,6% dos eleitores, segundo dados do Tribunal Eleitoral do país.
O candidato da oposição, Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, registrou 41,1% da preferência dos eleitores.
Tabaré Vázquez foi o primeiro presidente de esquerda do Uruguai, entre 2005 e 2010, depois de 174 anos de governo dos partidos Colorado e Nacional.
Sua nova gestão será sob vários aspectos um governo de continuidade não só em relação às políticas impulsionadas por Mujica – como o aprofundamento da redução da pobreza e a discussão e aprovação de uma agenda de direitos civis – mas também em relação a novos compromissos sintonizados com o momento atual do Uruguai.
E que têm ligação direta com parte do legado deixado por Vázquez em sua primeira gestão.
FÃS LOTAM ESTÁDIO NO MÉXICO PARA DESPEDIDA DO CRIADOR DO CHAVES
![]() |
Parte do estádio Azteca, na cidade do México, foi tomada hoje por fãs do ator Roberto Bolaños - que morreu na última sexta-feira, aos 85 anos de idade.
Fãs formaram filas na entrada do estádio, que estava com segurança reforçada para o velório do ídolo mexicano.
De crianças a idosos, milhares de pessoas foram prestigiar o criador e intérprete do Chaves e do Chapolin.
Muitos, fantasiados ou com bonecos e objetos dos personagens. Logo que abriram os portões, as arquibancadas ficaram cheias.
No centro do campo, um altar preparado para receber o corpo do humorista, com uma foto ampliada dele.
Por um telão, pessoas do mundo todo acompanharam o cortejo fúnebre, que saiu da Televisa, emissora onde Bolaños se consagrou e recebeu uma homenagem hoje.
O caixão estava protegido por um vidro e rodeado de flores e de duas estátuas do ator. A multidão ovacionou a chegada de Bolaños para a despedida final.
O comediante morreu na sexta-feira, na casa onde morava, em Cancún. Ele sofria problemas respiratórios e vinha com dificuldade para se locomover. Ele deixa viúva a colega de seriado, dona Florinda, e 6 filhos do primeiro casamento.
PAPA FRANCISCO E PATRIARCA DA IGREJA ORTODOXA DECLARAM PROJETO DE REUNIFICAÇÃO
POR O GLOBO
ISTAMBUL, TURQUIA - O Papa Francisco e o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, líder da Igreja Ortodoxa, fizeram neste domingo uma declaração conjunta em Istambul, na Turquia, que poderia abrir o caminho para a reunificação das duas correntes cristãs, separadas há quase mil anos.
Francisco assegurou que a união não poria riscos à tradição e aos ritos dos ortodoxos, que seriam mantidos. Segundo ele, "não se trata de absorção nem de submissão, mas sim da aceitação de todos os dons que Deus tem dado a cada um".
Católicos e ortodoxos caminham separados desde o "Grande Cisma" de 1054, quando o grupo de cristãos do Oriente questionou a soberania do papa sobre o credo em Constantinopla (atual Istambul), capital do antigo Império Romano do Oriente.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).