terça-feira, 23 de dezembro de 2014

INTERNACIONAIS

23/12/2014
OBAMA DIZ QUE FARÁ DE TUDO PARA FECHAR GUANTÁNAMO ATÉ FIM DE SEU MANDATO 

Em entrevista à CNN neste domingo (21), o presidente dos EUA Barack Obama garantiu que “vai fazer de tudo que puder” para fechar de vez a prisão de Guantánamo até o fim de seu mandato, previsto para 2016. 
“É um símbolo que inspira jihadistas e extremistas ao redor do mundo”, afirmou Obama. 
O presidente também comentou que, além de extremamente custosa aos cofres públicos americanos, a prisão seria “contrária aos nossos valores”, referindo-se à população americana. Os Estados Unidos já chegaram a transferir diversos detidos de Guantánamo para países que se mostraram solícitos em acolher.
Atualmente, a população de detentos é de 132 pessoas, considerando que 63 são avaliadas pelo governo americano como “libertáveis”. 
Contudo, 15 seriam “casos bem sensíveis”, sendo entre eles o suposto autor intelectual do atentado de 11 de setembro de 2001, ataque terrorista derrubou as torres gêmeas do World Trade Center. Os últimos a serem libertados da prisão foram quatro afegãos detidos há mais de uma década que, no sábado, voltaram ao seu país. REUTERS
BZ-Essa prisão já deveria estar fechada. Foi promessa de campanha não cumprida, do Obama no primeiro mandato. Sua existência é um atentado aos direitos humanos da humanidade.


IRMÃ DO REI DA ESPANHA VAI A JULGAMENTO POR CUMPLICIDADE EM CRIMES FISCAIS 

A irmã do rei de Espanha, a infanta Cristina, vai ser julgada por um tribunal de Palma de Maiorca por cumplicidade nos crimes fiscais cometidos pelo seu marido, Iñaki Urdangarin, decidiu hoje (22) o juiz responsável pelo caso. 
O juiz José Castro decidiu incluir a infanta Cristina entre os acusados de fraude fiscal no auto de abertura do julgamento, que foi ditado hoje. 
Contra os argumentos da defesa da irmã do rei, da autoridade tributária espanhola e do procurador público, o juiz José Castro considerou que a acusação que dirige está legitimada para julgar isoladamente a infanta Cristina, que pode ser condenada a até oito anos de prisão. 
O juiz de instrução do processo, que fixou para a infanta uma caução de $ 2,6 milhões de euros, deixou fora da lista dos 20 acusados o vice-presidente da Câmara de Valência Alfonso Grau e os ex-dirigentes da iniciativa Madrid 2016, Miguel de la Villa e Gerardo Corral. 
O procurador anticorrupção espanhol, Pedro Horrach, pediu 19 anos e seis meses de prisão para Iñaki Urdangarin, cunhado do rei de Espanha Felipe VI, no âmbito do processo. 
Horrach exigiu ainda pagamento de $ 3,5 milhões de euros pelo desvio de fundos públicos em vários delitos de corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro. 
No documento oficial, de 576 páginas, que entregou ao juiz José Castro, o procurador solicitou que sejam julgadas, no caso, 14 pessoas. Agência Brasil 


CARRO-BOMBA MATA PELO MENOS 16 EM TERMINAL DE ÔNIBUS NA NIGÉRIA 

Um carro-bomba explodiu nesta segunda-feira num terminal de ônibus na cidade de Gombe, nordeste da Nigéria, matando pelo menos 20 pessoas e deixando 60 feridas, informaram equipes de resgate. 
Pelo menos 20 pessoas ficaram “tão queimadas que é impossível reconhecê-las após a explosão”, informou Abubakar Yakubu, da Cruz Vermelha. 
A explosão acontecem nas primeiras horas do dia quando o terminal estava lotado, disse o vice-superintendente Fwaje Atajiri. Ele não fez especulações sobre quem seria responsável pelo ataque, embora as características da ação lembrem os métodos do grupo extremista Boko Haram. 
Em outro ataque, militantes gritando “Allahu akbar!” (Deus é grande) chegaram de caminhonete à cidade de Geidan (também no nordeste), fazendo disparos de cima dos veículos na noite de domingo, segundo moradores, que fugiram do local. 
O policial Musa Isa disse que os insurgentes destruíram as três antenas de celular da cidade, que fica no Estado de Yobe, o que deixou os moradores sem comunicação. 
Os homens foram até a prisão local e libertaram os presos, informou o morador Umar Ibrahim. Ele disse que os homens também lançaram bombas e atearam fogo à delegacia, à sede do governo e a centenas de veículos. 
Os extremistas do Boko Haram querem impor a lei islâmica na Nigéria, país cuja população é dividida praticamente ao meio entre muçulmanos, que dominam o norte, e cristãos, ao sul. 
Centenas de nigerianos foram mortos pela explosão de carros-bomba e suicidas neste ano, principalmente no nordeste da Nigéria, onde estão os extremistas. 
Dentre os piores ataques estão a explosão de dois carros-bomba na cidade central de Jos, que matou pelo menos 118 pessoas em maio; outro carro-bomba que matou cerca de 100 pessoas em abril num terminal de ônibus lotado na periferia da capital, Abuja, e um ataque suicida que matou ao menos 58 estudantes numa escola de Potiskum, no Estado de Yobe. Estadao Conteúdo 


PAQUISTÃO DEVE EXECUTAR 500 CONDENADOS POR MASSACRE QUE MATOU MAIS DE 130 CRIANÇAS 

O ministério do Interior do Paquistão anunciou, nesta segunda-feira (22), que pretende executar 500 condenados à morte nas próximas semanas por causa do ataque do grupo islâmico Talibã a uma escola militar em Peshwar, que matou 149 pessoas, das quais 133 eram estudantes. 
Após o massacre, que ocorreu na última terça-feira (16), a moratória que estava em vigor desde 2008 foi suspensa e a capital retomou a aplicação da pena e a retomada das execuções. 
"O ministério do Interior concluiu a lista dos 500 condenados que tiveram todos os recursos possíveis esgotados. 
As demandas de clemência foram rejeitadas pelo presidente e serão executados nas próximas semanas", afirmou uma fonte oficial à AFP. O Paquistão tem quase 8 mil condenados à morte. Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).