quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO...

01/01/2015
BANCOS CORTAM CRÉDITO DE ENROLADOS NO PETROLÃO 

As empreiteiras enroladas no escândalo de corrupção da Petrobras já enfrentam graves problemas financeiros, inclusive em razão da escassez de crédito. 
Até os bancos privados cortaram operações de financiamento para OAS, Camargo Corrêa, UTC, Queiroz Galvão e Mendes Junior, entre outras, após o BNDES, em geral tão generoso com essas grandes empresas, decidir restringir-lhes o crédito.
Para emprestar dinheiro a grandes clientes, bancos privados precisam do “ok” do BNDES, do qual tomam o mesmo dinheiro a juros menores. 
 O Planalto teme a paralisação de obras, mas, em vez de substituir as empresas enroladas em corrupção, estuda um plano para “salvá-las”. 
A crise de várias empreiteiras já é considerada dramática: a Mendes Junior, por exemplo, já dispensou 8 mil funcionários em todo o País. Na Mendes Junior em Brasília, sobrava só a secretária de Sergio Mendes, executivo preso. Foi demitida após três meses sem salários. 


JUSTIÇA SUSPENDE ELEIÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE IPUPIARA 

A juíza plantonista de Oliveira de Brejinhos, Carla Santana Bárbara Vitório, concedeu liminar para suspender a eleição para a Câmara de Vereadores de Ipupiara, município da região de Irecê, realizada no último dia 23. 
De acordo com a decisão, proferida na segunda-feira (29), o presidente do legislativo municipal, Irineuzinho (PP), descumpriu a Lei Orgânica Municipal ao não observar os prazos legais para a convocação das eleições para a mesa diretora da Câmara. 
Além de suspender o resultado do pleito, a juíza determinou ainda a convocação de sessão extraordinária para a eleição da nova mesa diretora. 
O processo foi movido pelos vereadores Marlene (PP), Sidú (PRB), Lito (PRB) e Avelino Filho (PR). Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).