sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO...

02/01/2015
EMPRESAS DA LAVA JATO PODEM DEMITIR 100 MIL ATÉ MARÇO 1 

KENNEDY ALENCAR /BRASÍLIA 
Os efeitos políticos da Operação Lava Jato deverão ser graves, mas as consequências econômicas poderão ser ainda piores. 
As empresas acusadas de corrupção na Petrobras, demitiram um pouco menos de 10 mil trabalhadores. Até março, o governo trabalha com a estimativa de que 100 mil trabalhadores possam perder o emprego devido às dificuldades econômicas que essas empresas vão enfrentar por causa da Lava Jato. 
Essas companhias já estão com dificuldade de obter financiamentos para rodar seus negócios. 
Nos discursos de posse, o principal destaque foi a presidente Dilma Rousseff assumir que haverá sacrifício. 
Mesmo que ela diga que pretende fazer um ajuste com o menor sacrifício possível, fica claro que haverá um custo político e social. 


SAÍDA DE GABRIELLI DEIXA PT EM ESTADO DE ALERTA 

O PT entrou em estado de alerta com saída de Sérgio Gabrielli da Secretaria de Planejamento da Bahia. 
O ex-presidente da Petrobras terá de enfrentar os processos relativos ao Petrolão na Justiça Federal do Paraná, onde atua o rigoroso juiz Sérgio Moro. 
O PT teme que, uma vez sem foro privilegiado, Gabrielli acabe preso em nova fase da Operação Lava Jato. 
Também estão na mira o tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque. Correligionários acreditam que aparecerão mais nexos entre Gabrielli e esquema, já que a lambança ocorreu na gestão dele na Petrobras. 
Na Bahia, é consenso entre políticos que a delatora Venina Velosa apontou o elo que faltava: Rosemberg Pinto, ex-assessor de Gabrielli. Ligadíssimo a Lula e Jaques Wagner, Gabrielli contratou 2 advogados da OAB da Bahia para defendê-lo no caso da refinaria de Pasadena. 
 Não gerou surpresas a decisão do novo governador Rui Costa (PT-BA) de demitir Gabrielli. “Herança maldita, não”, dizem aliados. Cláudio Humberto

Um comentário:

  1. GABRIELLI E RUIM DE COSTAS SÃO FARINHAS DO MESMO SACO. UM PELO OUTRO NÃO QUERO TRÔCO.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).