07/01/2015
GRAÇA FOSTER ATUOU EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE GASODUTO SUSPEITO
![]() |
POR EDUARDO BRESCIANI E VINICIUS SASSINE/O GLOBO
BRASÍLIA
A atual presidente da Petrobras, Graça Foster, atuou diretamente no processo de implementação da rede de gasodutos Gasene, que liga o Sudeste ao Nordeste, e que, segundo auditoria sigilosa do Tribunal de Contas da União (TCU), teve superfaturamento de mais de 1.800% em um de seus principais trechos. A investigação do tribunal foi revelada pelo GLOBO.Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), a Petrobras criou uma empresa de fachada para construir o gasoduto, usando a sede do escritório de contabilidade contratado para o negócio.
O proprietário do escritório, Antonio Carlos Pinto de Azeredo, exerceu o cargo de presidente da Transportadora Gasene entre 2005 e 2011. Em entrevista, disse ter sido apenas um preposto da estatal, sem qualquer autonomia.
LISTA NEGRA DOS CONVÊNIOS TEM 2,5 MIL EMPRESAS
![]() |
| A atual UNE, uma sombra pálida da antiga e combativa UNE |
Atualmente, há mais de 2,5 mil entidades sem fins lucrativos proibidas de celebrar convênios e contratos de repasse com a administração pública federal devido a irregularidades apresentadas em acordos anteriores, segundo o Portal da Transparência.
As razões para impor as sanções vão desde prestação de contas com atraso até instauração de processos contra as empresas nos tribunais de contas estaduais.
A União Nacional dos Estudantes (UNE) é uma das líderes da lista com irregularidades em onze convênios que, juntos, superam R$ 7 milhões
O Centro Cultural José Sarney foi proibido de fechar convênios após a abertura de um processo no Tribunal de Contas do Maranhão.
Outra que sofre com sanções é a Fundação Teotônio Vilela que entrou na lista negra após apresentar irregularidades na prestação de contas
O Planalto acredita que a insatisfação do senador Renan Calheiros (PMDB) com reforma ministerial pode ser sanada com um único cargo: a Transpetro. O presidente Sérgio Machado adiou a licença até dia 21. Cláudio Humberto
PLANILHA SUGERE ACORDO DE J&F COM EX-DIRETOR DE ESTATAL
![]() |
| Paulo Roberto Costa |
Uma planilha encontrada no computador do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa indica que ele chegou a firmar contrato para prestar serviços de consultoria para o Grupo J&F, controlador do frigorífico Friboi (JBS) e maior doador de campanhas eleitorais em 2014.
O documento consta de um dos inquéritos da Operação Lava Jato, que desbaratou em março do ano passado um esquema de corrupção envolvendo contratos da estatal petrolífera.
Nas buscas da operação, os policiais federais também encontraram anotações na agenda do ex-diretor que citam como os valores supostamente recebidos do J&F seriam divididos.
Nessa indicação de partilha, há a sugestão de que parte do dinheiro seria devolvida ao grupo controlador da Friboi. O J&F nega que tenha fechado contrato com Costa e que tenha desembolsado qualquer valor ao ex-diretor da Petrobrás.
A planilha do computador e as anotações, porém, foram considerados suspeitos pela Polícia Federal, que passou a investigar se o grupo empresarial teve participação ou se beneficiou-se do esquema que abasteceu o caixa 2 de políticos e partidos no últimos dez anos no País. Agência Estado




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).