terça-feira, 20 de janeiro de 2015

INTERNACIONAIS

20/01/2015
MILHARES PROTESTAM CONTRA JORNAL CHARLIE HEBDO NA CHECHÊNIA 

Centenas de milhares marcharam nas ruas da região da Chechênia, região do sul da Rússia de maioria muçulmana, para protestar contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo, cuja nova edição exibe um desenho do profeta Maomé em sua capa. 
Manifestantes em Grozny, capital da Chechênia, soltavam balões vermelhos no ar e empunhavam cartazes com os dizeres “Tirem suas mãos de nosso amado profeta” e “Nós amamos o profeta, não amamos Charlie”. 
Em seu perfil no Instagram, o líder checheno Ramzan Kadyrov escreveu que aqueles que defendem o jornal francês são seus “inimigos pessoais”. 
Ele também prometeu levar ao menos 1 milhão de pessoas a protestar na capital. Nesta segunda-feira, Kadyrov subiu em um palco vestindo a camisa com a frase “Nós amamos o profeta Maomé”. 
Uma porta-voz da polícia afirmou à agência de notícias russa Interfax que o número de manifestantes estava próximo dos 800 mil. A Rússia abriga uma grande e rebelde população muçulmana, e já reprimiu duramente movimentos separatistas chechenos em duas ocasiões nos anos 1990. 
Moscou ofereceu condolências à França após os ataques em Paris, mas alertou a todas as publicações dentro de seu território contra a reprodução das tiras satíricas do Charlie Hebdo em que aparece o profeta Maomé. 
A Roskomnadzor, agência que supervisiona os meios de comunicação russos, pediu às empresas que escolhessem “outros métodos de expressar solidariedade com seus colegas russos ao invés de alimentar tensões sectárias na sociedade russa.” Associated Press/AE 
BZ-Quem quer que seja, está livre para se manifestar contra ou a favor deste ou daquele assunto. Pode-se também amar ou odiar este ou aquele profeta. Tudo é válido, execeto matar.


ESTADO ISLÂMICO PEDE US$ 200 MILHÕES PELA VIDA DE DOIS JAPONESES 

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que controla faixas dos territórios de Síria e Iraque, publicou nesta terça-feira um vídeo na internet mostrando dois prisioneiros japoneses e exigindo 200 milhões de dólares (mais de 520 milhões de reais) do governo japonês para salvá-los. 
Um indivíduo em pé em uma área deserta, vestido de negro e segurando uma faca, ao lado de dois homens ajoelhados e vestidos em roupas alaranjadas, disse que os japoneses tinham 72 horas para pressionar seu governo a interromper seu "tolo" apoio à coalizão liderada pelos Estados Unidos que conduz uma campanha militar contra o EI.  
O vídeo não possuía data, mas em uma visita ao Cairo no último sábado, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prometeu cerca de 200 milhões de dólares em assistência não militar para os países que combatem o Estado Islâmico. 
BZ-O mundo livre não deve negociar com esses assassinos, mesmo diante da possibilidade de ter um ou vários de seus cidadão ameaçados de morte.  Esses assassinos vão utilizar o fruto dessas chantagens, comprar mais armas e matar mais gente. Não há diálogo possível.


ESTADO ISLÂMICO JOGA DOIS GAYS DE TORRE NO IRAQUE 

Dois homens que, supostamente, seriam gays foram jogados do alto de uma torre em Mosul, no Iraque, pelo grupo extremista Estado Islâmico. 
Segundo o Extra, as imagens chocantes da “punição” foram compartilhadas pelos membros da grupo através do Justpaste.it, um site de compartilhamento de imagens, e rapidamente foi reproduzido em redes sociais, como o Twitter. 
Nas imagens, é possível ver homens encapuzados empurrando os dois homens, enquanto uma multidão assiste à queda, na rua. No meio dos espectadores da execução, outros dois homens são crucificados. 
O Estado Islâmico domina parte do território da Síria e do Iraque. Nestes locais, as execuções públicas têm se tornado comum. Em outras imagens divulgadas pelo grupo, uma mulher que teria cometido adultério é apedrejada até a morte. 
Acusados de roubo e outros crimes são crucificados e mortos no meio da rua. Bahia Notícias 
BZ-E a presidente Dilma propõe diálogo com estes assassinos...


EBOLA: GOVERNO E NAÇÕES UNIDAS DECLARAM MALI LIVRE DA DOENÇA 

O governo do Mali e as Nações Unidas anunciaram nesse domingo (18) que o país está livre do ebola após terem sido registrados 42 dias sem novos casos confirmados do vírus. 
“Declaro este dia o dia do fim do vírus do Ebola no Mali”, disse o ministro da Saúde do país, Ousmane Kone. 
Seis pessoas morreram no país devido à doença. O chefe da delegação das Nações Unidas no país, Ibrahima Soce Fall, confirmou a informação do governo do Mali. 
Na quinta-feira (15), a Organização Mundial da Saúde expressou otimismo em relação a indicadores recentes que demonstravam uma queda nos novos casos de infecção pelo ebola nos três países da África Ocidental mais atingidos pelo vírus: Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa. No total, 21.296 pessoas foram infectadas desde o início do surto, há cerca de um ano, tendo 8.429 delas morrido, de acordo com os dados mais recentes. Agência Brasil 
BZ-Por fim, uma boa notícia sobre o ebola!


DEZENAS DE NIGERIANOS E CAMARONESES SÃO SEQUESTRADOS EM ATAQUES DO BOKO HARAM 

Dezenas de pessoas foram mortas ou sequestradas durante novos ataques do grupo radical islâmico Boko Haram a cidades e aldeias de Camarões e da Nigéria, neste domingo (18). 
Os números ainda são incertos, pois enquanto alguns veículos informam que ao menos 60 camaroneses estão em poder dos extremistas, outros noticiam que o número de sequestrados ultrapassa 80. 
As autoridades camaronesas ainda não divulgaram qualquer informação em suas páginas na internet. Segundo a polícia, mulheres e crianças formam a maioria dos camaroneses sequestrados durante o ataque a duas aldeias do distrito de Mokolo. 
Além disso, várias pessoas foram mortas e moradias, incendiadas. Já na Nigéria, as primeiras notícias dão conta de que pelo menos quatro pessoas foram mortas e 50 ficaram feridas devido a um atentado suicida em Postikum, no estado de Yobe, na Região Nordeste do país. 
Segundo jornais locais, um homem-bomba lançou o carro que dirigia contra outros veículos e, na sequência, houve a explosão. 
O suposto atentado ocorreu próximo a uma rodoviária. Vários feridos foram levados a hospitais próximos em estado grave. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, mas, segundo a imprensa local, a suspeita recaiu imediatamente sobre o Boko Haram, já que o grupo está sediado na região. Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).