terça-feira, 27 de janeiro de 2015

INTERNACIONAIS

27/01/2015
MILHARES DE VOOS SÃO CANCELADOS POR CAUSA DE TEMPESTADE NO NE DOS EUA 

Mais de 5 mil voos com partidas e chegadas em aeroportos da costa leste dos Estados Unidos foram cancelados por causa da aproximação de uma nevasca que pode provocar a queda de até 90 centímetros de neve em toda a região. 
A United Airlines cancelou todos os voos em Boston, Nova York e Filadélfia. A JetBlue, que tem a maioria dos voos na região nordeste norte-americana, já cancelou cerca de um terço de toda a sua grade de voos. 
Cerca de metade de todos os voos com partida do aeroporto LaGuardia, em Nova York, foram cancelados nesta segunda-feira e cerca de 60% dos voos com direção ao aeroporto também foram suspensos. 
No total, as companhias aéreas cancelaram mais de 2.600 voos, segundo o site FlightAware, que acompanha a movimentação aérea. Mais de 2.900 voos foram suspensos para terça-feira. Associated Press 


ITÁLIA ADIA DECISÃO SOBRE EXTRADIÇÃO DE TRAFICANTE AO BRASIL 

A Corte de Roma adia uma decisão de conceder a extradição ao Brasil de um traficante de drogas e que abriria um precedente para que o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato seguisse o mesmo caminho. 
Pizzolato foi condenado por envolvimento no mensalão, mas fugiu para a Itália com um passaporte falso de um irmão morto. 
Nesta segunda-feira, 26, o tribunal máximo da Itália julgaria o caso do holandês Ronald van Coolwijk, condenado pela Justiça Federal do Espírito Santo a 20 anos de prisão por tráfico de drogas. 
Ele foi pego com 625 quilos de drogas e condenado em 1995. Mas conseguiu fugir para a Itália. 
Tanto o holandês como Pizzolato argumentaram que as prisões brasileiras não “oferecerem condições humanas” e que, portanto, não poderiam ser extraditados pela Itália. Ambos conseguiram que a Justiça italiana, em primeira instância, atendessem seus argumentos. Agência Estado 


ESTADO ISLÂMICO PEDE MAIS ATAQUES EM PAÍSES OCIDENTAIS 

A organização extremista Estado Islâmico pediu hoje (26) mais ataques terroristas nos países ocidentais e saudou os atentados cometidos recentemente, como o contra cartunistas do jornal francês Charlie Hebdo. 
“Apelamos aos muçulmanos na Europa e no Ocidente infiel para que ataquem onde quer que estejam (…) prometemos aos cristãos que vão continuar a viver em estado de terror, medo e insegurança”, afirmou Abou Mohammad al-Adnani, porta-voz da organização em mensagem áudio difundida na internet. 
“Vocês ainda não viram nada”, acrescentou. O porta-voz disse ainda que a organização extremista considerava como “inimigos” os muçulmanos que podem atacar inimigos e não o fizeram. 
O apelo do Estado Islâmico surge mais de duas semanas após os atentados em Paris ao jornal Charlie Hebdo e a um supermercado judaico, que fizeram 20 mortos, entre os quais os três terroristas. Agência Brasil
BZ-Esses assassinos querem espalhar o terror e sua guerra para o mundo inteiro, não importa o que custe.


PRESIDENTE DA INDONÉSIA DIZ QUE NÃO IRÁ RETROCEDER EM POLÍTICA CONTRA TRÁFICO DE DROGAS 

A política de tolerância zero ao tráfico de drogas continuará na Indonésia, segundo o presidente Joko Widodo. 
A afirmação foi feita em entrevista à rede americana CNN, o mandatário respondeu a questão sobre a execução de estrangeiros, incluindo um brasileiro. 
“Imagine, a cada dia cinquenta pessoas morrem por causa dos narcóticos, das drogas. Em um ano, são 18.000 pessoas que morrem por causa disso. 
Não seremos transigentes com traficantes. Não haverá concessões”, disse, segundo a Veja. 
Widodo afirmou que o país está em uma situação de emergência por causa das drogas e isso exige uma postura firme. 
“A decisão sobre a pena de morte é do tribunal. Mas eles podem pedir clemência ao presidente. Mas digo a você que não haverá anistia para traficantes”
Marco Archer Cardoso Moreira tornou-se o primeiro brasileiro a ser executado no exterior no dia 17 deste mês, ao ser fuzilado na Indonésia. 
Ele havia sido condenado por tráfico em 2004. Todos os pedidos de clemência apresentados, inclusive pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff a Widodo, por telefone, foram negados.
Depois da execução, a presidente se disse “consternada e indignada” e convocou o embaixador do Brasil em Jacarta, em sinal de protesto. Bahia Notícias. 
BZ-Como já dissemos aqui anteriormente. A pena de morte para traficantes de drogas na Indonésia, é política de estado, e será cumprida custe o que custar. Foi também promessa de campanha do presidente Joko Widodo, empossado em setembro passado. Entende-se que qualquer presidente possa pedir clemência para um dos seus nacionais, mas que não se faça “cavalo de batalha” em caso de ter seu pedido rejeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).