19/02/2015
MILHARES MARCHAM SILENCIOSAMENTE EM HOMENAGEM A NISMAN
![]() |
| Apesar da chuva, foi grande o comparecimento popular |
Buenos Aires - Milhares de argentinos marcharam pela capital do país nesta quarta-feira, pedindo respostas para a misteriosa morte do promotor de Justiça Alberti Nisman, que foi encontrado morto há exatamente um mês.
Manifestantes carregavam bandeiras do país e cartazes onde se lia “Justiça!” e “Verdade!”.
Blanca Perez, de 81 anos, participou do protesto. Ela afirmou acreditar que Nisman foi assassinado, e que o governo precisa ser responsabilizado.
“Se não temo Justiça, não temos liberdade”, disse. “O governo perdeu o controle da situação.”
O protesto foi organizado por promotores federais, indignados com a forma como o governo da Argentina lidou com a morte do colega que investigava um atentado terrorista ocorrido na década de 1990.
Para a administração de Cristina Kirchner, o ato planejado é equivalente a um “golpe institucional”. Diário do Poder
PRESIDENTE DO PERU TROCA COMPOSIÇÃO DO MINISTÉRIO APÓS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO
![]() |
| Ollanta Humala, presidente do Peru |
Em maio a escândalos de corrupção, o presidente peruano Ollanta Humala renovou parcialmente seu ministério na terça-feira (17) com a saída de cinco ministros, entre eles o de Energia e minas. Humala designou Rosa María Ortiz como ministra de Energia e Minas, uma ex-chefe do órgão de certificação ambiental para investimentos sustentáveis (Senace), para substituir Eleodoro Mayorga.
A decisão, segundo a agência Reuters, foi “inesperada”. A saída de Mayorga ocorre logo depois de ter prometido a um grupo que vive na selva peruana que pediria à petroleira argentina Pluspetrol para se retirar de uma área onde houve protestos contra suas operações. Humala também trocou o popular ministro do Interior, Daniel Urres; o da Justiça, Daniel Figallo; a titular do escritório da Mulher e Populações Vulneráveis, Carmine Omonte, e o ministro do Trabalho, Freddy Otárola, que assumiu a pasta da Justiça.
O ex-chefe do Instituto Penitenciário José Luis Pérez Guadalupe assumiu o Ministério do Interior.
BZ-Até mesmo no Peru,as denúncias de corrupção acabam em demissão. Aqui, quando há uma denúncia, a primeira providência é tomar providências para "blindar" o denunciado. VERGONHA!
EXÉRCITO DA NIGÉRIA DIZ QUE MATOU MAIS DE 300 COMBATENTES DO BOKO HARAM
![]() |
O Exército nigeriano afirmou hoje (18) que matou mais de 300 combatentes do Boko Haram na retomada esta semana da cidade de Monguno, no estado de Borno, no Nordeste do país, que tinha sido tomada pelos jihadistas em 25 de janeiro.
“Mais de 300 terroristas foram mortos e alguns foram capturados” pelo Exército, que registrou nas suas fileiras dois mortos e dez feridos, declarou o porta-voz do Ministério da Defesa, Chris Olukolade, em comunicado.
Olukolade disse que a operação de dois dias para libertar Monguno e dez outras comunidades destruiu um esconderijo de equipamento, armas e munições, onde foram encontrados diferentes tipos de veículos blindados de combate, uma arma antiaérea, metralhadoras, cinco lança-granadas e 45 caixas de munições.
Monguno está localizada a 125 quilômetros ao Norte de Maiduguri (capital do estado de Borno), considerada pelos jihadistas uma peça-chave para a constituição do estado islâmico que pretendem implantar no Norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário do Sul, de maioria cristã.
Foi em Maiduguri que nasceu em 2002 o movimento extremista Boko Haram, naquela altura uma seita, que em 2009 se transformou num grupo islamita armado, responsável até agora por 13 mil mortos e 1,5 milhão de deslocados na Nigéria.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).