24/02/2015
NOVO CHEFE DO PENTÁGONO CONVOCA REUNIÃO INCOMUM SOBRE ESTADO ISLÂMICO

O secretário de Defesa norte-americano Ash Carter convocou uma reunião extraordinária nesta segunda-feira, seis dias após ter assumido o cargo, para discutir os aspectos mais importantes da geralmente criticada estratégia de combate do governo ao grupo Estado Islâmico e para investigar suas falhas e fraquezas.
O encontro acontece em Campo Arifjan, no Kuwait. Carter disse que reuniu uma série de generais norte-americanos, diplomatas e oficiais de inteligência não apenas para ouvir sobre os progressos mais recentes no campo de batalha, mas também para entender melhor os fundamentos intelectuais da estratégia do presidente Barack Obama para combater o Estado Islâmico, o que inclui as formas como a força militar deve ser combinada com medidas políticas e econômicas para reverter os ganhos obtidos pelo grupo e, por fim, derrotá-lo.
Durante uma breve sessão de fotos no início do encontro, Carter disse que precisa entender melhor a abordagem do governo ao que ele chamou de problema “muito complicado”, representado pelo grupo extremista. “É um problema que tem uma dimensão militar importante, mas não se trata puramente de um problema militar, trata-se de um problema político-militar.” Ao redor da enorme mesa estavam cerca de 25 graduados oficiais, dentre eles o general Lloyd Austin, chefe do Comando Militar Central; os enviados presidenciais John Allen e Brett McGurk; os comandantes das forças norte-americanas na Europa e na África e embaixadores dos Estados Unidos na Jordânia, Kuwait, Arábia Saudita, Egito e outros países árabes, com participação na luta contra o Estado Islâmico. Agência Estado
GAROTA DE 7 ANOS EXPLODE MERCADO E MATA QUATRO PESSOAS NA NIGÉRIA
![]() |
Um ataque suicida realizado por uma menina de sete anos neste domingo (22) na Nigéria resultou na morte de quatro pessoas e 46 ficaram gravemente feridas.
O ataque aconteceu em um mercado em Potiskum, capital econômica do estado de Yobe, Noroeste da Nigéria.
Este teria sido o segundo atentado provocado por meninas contra o mercado Kasuwar Jagwal desde o início do ano.
A criança teria detonado os explosivos que levava após discussões com os guardas e membros das milícias de autodefesa que tentaram proibir a sua entrada por conta de idade, segundo testemunhas.
Ela acabou entrando pelo outro lado, abaixou-se para se esquivar dos seguranças e explodiu.
Até o momento, nenhuma organização reivindicou a responsabilidade pelo ataque, que tem semelhança aos praticados pelo Boko Haram.
Além disso, o ataque coincide com informações que indicam que o Exército da Nigéria está recuperando o controle de cidades e aldeias das mãos do Boko Haram. Contudo, os extremistas ainda atacam outras comunidades do Noroeste do país.
AUSTRÁLIA ANUNCIA NOVAS MEDIDAS NA LUTA CONTRA O TERRORISMO ISLÂMICO
O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou hoje (23) que pretende alterar as leis de imigração e cidadania, e reprimir quem promove a violência extremista, como parte do reforço da luta do seu país contra o terrorismo islâmico. “A ameaça terrorista aumenta no país e no exterior e torna-se mais difícil de combater”, ressaltou Abbott no quartel central da polícia federal australiana em Camberra, capital do país. O chefe do Executivo anunciou a resposta do governo a um relatório que analisou a estratégia antiterrorista do país. Abbott disse que quer alterar as leis para revogar ou suspender a cidadania australiana às pessoas com dupla nacionalidade que estejam implicadas em atos terroristas. No caso dos cidadãos australianos, vai ser avaliada a possibilidade de suspender alguns dos direitos vinculados aos seus estatutos como “restrições aos seus deslocamentos ao exterior ou eventual regresso à Austrália, assim como o acesso aos serviços consulares e às ajudas da segurança social”, disse. Agência Brasil
BZ-O governo australiano não está nada satisfeito com os estrangeiros, especialmente com os mulçumanos que sequer aprendem a língua deles, e andam cheios de exigências, querendo viver sob a "sharya" a dura e reacionária lei Islâmica.
INDONÉSIA ESPERA PEDIDO DE DESCULPAS DO BRASIL E ANALISA COOPERAÇÃO BILATERAL
A Indonésia espera um pedido de desculpas do governo brasileiro pelo adiamento da apresentação das credenciais do embaixador indonésio no Brasil e está analisando todas as áreas da cooperação bilateral, disse hoje (23) o porta-voz da diplomacia indonésia, Armanatha Nasir, à Agência Lusa.
O porta-voz da diplomacia indonésia disse à Lusa que “um pedido de desculpa está subjacente” na declaração enviada ao governo brasileiro sobre os passos que deve tomar para resolver a situação diplomática criada pelo adiamento da apresentação das credenciais do embaixador indonésio, Toto Riyanto.
Armanatha Nasir falou com os jornalistas após uma reunião no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, na qual o embaixador Toto Riyanto relatou o que ocorreu.
O diplomata foi chamado a Jacarta, após a presidenta Dilma Rousseff ter adiado na sexta-feira (20) o recebimento das suas credenciais.
“Achamos que é importante que haja uma evolução na situação para que a gente tenha clareza em que condições estão as relações da Indonésia com o Brasil. O que nós fizemos foi atrasar um pouco o recebimento de credenciais, nada mais que isso”, explicou a presidenta após a cerimônia.
“Trata-se de um passo muito extraordinário e anti-diplomático”, disse Armanatha Nasir, explicando que Toto Riyanto foi convidado formalmente para apresentar as suas credenciais e, quando já se encontrava no Palácio do Planalto, “foi-lhe dito que tal não iria acontecer”. Dilma recebeu as credenciais dos embaixadores da Venezuela, do Panamá, de El Salvador, do Senegal e da Grécia. O presidente da Indonésia garantiu que as execuções de 11 condenados - entre eles, um brasileiro - não serão adiadas. O mandatário voltou a pedir que outros governos não interfiram nas leis do país. E ameaçou suspender a compra de materiais militares do Brasil. Os detalhes com o correspondente na Europa, Milton Blay. Agência Brasil
BZ-Enquanto não afastarem o "aspone" Marco Aurélio Garcia, o Brasil vai continuar dando essas demonstrações de atraso, e cometendo gafes diplomáticas. Esse cara nada entende de diplomacia e se mete em tudo. Deixar um embaixador esperando, e depois não atendê-lo, é de uma descortesia inominável. Ademais, como já disse o presidente da Indonésia, as leis e os tribunais preveem a pena de morte para traficantes de droga e o presidente tem que cumpri-las.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).