segunda-feira, 2 de março de 2015

INTERNACIONAIS

02/03/2015
EM DISCURSO EMOCIONADO, MUJICA SE DESPEDE DA PRESIDÊNCIA DO URUGUAI 

Ao se despedir da presidência, nesta sexta-feira (27), José Mujica deu um "abraço simbólico", como ele mesmo denominou, na principal praça de Montevidéu, capital do Uruguai. 
Em discurso breve, o presidente relembrou seu passado e do país. "Nossa democracia começou a ficar doente porque não havia nada para dividir, e, sem nos darmos conta, caminhávamos para a confrontação. 
Sofremos e fizemos sofrer e somos conscientes, pagamos preços enormes, mas seguimos vivos e serenos, aprendendo com a adversidade", disse emocionado. Mujica deixa o cargo neste domingo (1º), quando passa a presidência ao ex-presidente e aliado, Tabaré Vázquez. Milhares de uruguaios estiveram presentes no evento em apoio ao presidente. 

COMO RESPOSTA A SANÇÃO DOS EUA, MADURO IMPÕE VISTO OBRIGATÓRIO A CIDADÃOS NORTE-AMERICANOS 
Resultado de imagem para passaportes e vistos

Um sistema de "visto obrigatório" será estabelecido na Venezuela para cidadãos norte-americanos que desejarem visitar o país. 
De acordo com decisão do presidente, Nicolás Maduro, também está definida a "redução e revisão" do pessoal diplomático da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, capital do país, segundo informações da Folha de S. Paulo. Para Maduro, a imposição do visto obrigatório tem o objetivo de "proteger o país" e "evitar interferências" dos EUA, afirmou durante uma manifestação pró-governo neste sábado (28). 
Maduro ainda ameaçou proibir a entrada de autoridades dos EUA na Venezuela, por conta das sanções promulgadas por Barack Obama. 
"Nós capturamos alguns cidadãos americanos em atividades clandestinas, espionagem, tentando aliciar as pessoas em cidades ao longo da costa da venezuelana", contou o presidente durante seu discurso. 
BZ-Isso se chama de RECIPROCIDADE. Tratamento igual para os cidadãos dos 2 paízes. O Brasil há muitos anos, exige visto para os americanos.


ESTADO ISLÂMICO LIBERTA 19 REFÉNS CRISTÃOS NA SÍRIA; MOTIVO DA DECISÃO É DESCONHECIDO 

O grupo extremista Estado Islâmico libertou neste domingo ao menos 19 cristãos que estavam entre os mais de 220 sequestrados pelos militantes no norte da Síria na última semana, afirmaram ativistas e líderes locais. Segundo Bashir Saedi, autoridade de alto escalão da Organização Democrática Assíria, os 16 homens e três mulheres chegaram com segurança à Igreja da Virgem Maria na cidade de Hassakeh. 
Ele informou que os reféns libertos viajaram de ônibus desde a cidade de Shaddadeh, controlada pelos rebeldes islâmicos. A Rede de Direitos Humanos Síria confirmou as informações e publicou fotos em sua página do Facebook que supostamente mostram os cristãos sendo recebidos por uma multidão. 
Ainda não ficou claro o motivo por que o Estado Islâmico libertou os prisioneiros. O destino dos mais de 200 cristãos que continuam reféns dos militantes continua incerto. 
A comunidade local acredita que a maioria foi levada pelos combatentes para a cidade de Shaddadeh, localizada há 50 quilômetros de Hassakeh. Líderes sírios e xeiques sunitas estão em contato com o grupo extremista para tentarem negociar a libertação dos prisioneiros, afirmaram os ativistas. Fonte: Associated Press. 


CONFRONTOS NO LESTE DA UCRÂNIA JÁ MATARAM MAIS DE 6 MIL PESSOAS 

Os confrontos separatistas, no leste da Ucrânia, já mataram mais de 6 mil pessoas em menos de um ano. O número foi divulgado, nesta segunda-feira, pelo escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas. 
A organização ressaltou que apesar do acordo de cessar-fogo, centenas de civis e militares foram mortos nas últimas semanas. Mulheres, crianças e idosos estão entre os mais afetados. 
O relatório aponta a violação de leis internacionais, com detenções arbitrárias, torturas e desaparecimentos. 
E destaca a situação em que vivem as milhares de pessoas deslocadas pelo conflito. 


PRIMEIRO CASAMENTO TRÍPLICE MASCULINO É REALIZADO NA TAILÂNDIA NO DIA DOS NAMORADOS 

Considerado o primeiro casamento tríplice masculino no mundo, uma cerimônia foi realizada na Tailândia no último dia 14, quando é comemorado o Dia dos Namorados em alguns países. 
Segundo informações do jornal britânico Mirror, Joke, 29 anos, Bem 21 anos, e Art, 26 anos, realizaram uma festa no estilo tradicional em casa, na província de Uthai Thani. 
"Algumas pessoas podem não concordar e estão, provavelmente, surpresas com a nossa decisão, mas acreditamos que muitas pessoas entendem e aceitam a nossa escolha. Amor é amor, afinal de contas", Bell. 
Como o casamento gay ainda não é reconhecido pela lei tailandesa, o trio confirmou a união em um ritual budista. Art e Joke se conheceram em 2010 quando realizaram um trabalho em comum e vivem juntos desde então. 
O casal passou a encontrar Bell frequentemente em festas, a partir das quais surgiu o romance entre os três. O casamento foi proposto por Art e Joke após Bell ser diagnosticado com uma doença transgênica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).