segunda-feira, 9 de março de 2015

INTERNACIONAIS

09/03/2015
EUA PODEM ABANDONAR CONVERSAS COM IRÃ SE NÃO HOUVER ACORDO ACEITÁVEL, DIZ OBAMA 

por Associated Press/Estadão Conteúdo
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que o país pode abandonar as conversas com o Irã sobre a questão nuclear se não houver um acordo aceitável. 
Segundo ele, qualquer acordo deve permitir que as potências ocidentais verifiquem que Teerã não está trabalhando na geração de armas atômicas e, mesmo que o Irã trapaceie, os EUA e outros países teriam "tempo suficiente para agir". 
Em entrevista à rede CBS, Obama afirmou que "se nós não tivermos esse tipo de negócio, então não vamos fechá-lo". 
As partes têm até o fim de março para buscar um acordo. A próxima rodada de negociações está marcada para começar em 15 de março. 
BZ-Há uma enorme dúvida sobre a disposição do Irã em negociar. Muitas fontes admitem que o Irã está apenas ganhando tempo para concluir a montagem de sua primeira bomba nuclear.


ONU ALERTA QUE DIREITOS DAS MULHERES CONQUISTADOS NOS ÚLTIMOS 100 ANOS ESTÃO AMEAÇADOS 

Um grupo de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU), especializado em discriminação contra a mulher, alertou que as conquistas alcançadas nos últimos cem anos na luta pelos direitos das mulheres estão sob ameaça. 
"Temos visto sinais de retrocesso, frequentemente em nome de culturas, religiões e tradições, que colocam em perigo o suado progresso em alcançar a igualdade das mulheres", informou o grupo. 
Especialistas em direitos humanos apontam que "a discriminação contra a mulher persiste tanto na esfera pública quanto na privada, em tempo de paz ou de conflito, em todas as regiões do mundo". 
A média de participação feminina global na vida pública e política, de acordo com a ONU, continua baixa - cerca de 20% do parlamento e 17% dos chefes de governo. 
As mulheres continuam recebendo salários menores e sendo pouco representadas em cargos de liderança em empresas, instituições internacionais e sindicatos. 
"Continuamos a testemunhar estarrecedoras formas de violência em nome da honra, beleza, pureza, religião e tradição", afirmou o grupo. 
"Muitas mulheres têm sido privadas de sua saúde e direitos sexuais e reprodutivos", continuou. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano cerca de 50 mil mulheres morrem como resultado de abortos clandestinos, enquanto que outras 5 milhões sofrem de complicações devido à falta - ou negligência - de serviços de saúde reprodutiva. 


MUNDO QUE MARGINALIZA AS MULHERES É ESTÉRIL, DIZ PAPA FRANCISCO 

O Papa Francisco recordou, após o Angelus deste domingo (8), que nesta data comemora-se do Dia Internacional da Mulher. 
Ele fez uma saudação a todas as mulheres que diariamente buscam construir uma sociedade mais humana e acolhedora. 
"Hoje, 8 de março, uma saudação a todas as mulheres! Todas as mulheres que todos os dias procuram construir uma sociedade mais humana e acolhedora”, disse. 
Francisco afirmou, ainda, que esta é uma ocasião para reafirmar a importância das mulheres e a necessidade da sua presença na vida. 
“Um mundo onde as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril, porque as mulheres não somente trazem a vida, mas nos transmitem a capacidade de ver além, elas veem além. 
Elas nos transmitem a capacidade de compreender o mundo com olhos diferentes, de sentir as coisas com um coração mais criativo, mais paciente, mais tenro”, disse o Papa. 


EXÉRCITOS DO CHADE E DA NIGÉRIA ATACAM BOKO HARAM 

Os Exércitos do Chade e da Nigéria lançaram, neste domingo, uma ofensiva aérea e terrestre contra os islamitas do Boko Haram.
Um dia depois do grupo extremista jurar lealdade ao movimento Estado Islâmico, as tropas nigerianas e chadianas lançaram uma ofensiva em duas frentes: na região de Bosso, no centro do país, e perto de Diffa, no nordeste. 
Milhares de soldados da Nigéria e do Chade estão posicionados próximos às fronteiras com o Níger e o Chade, há mais de um mês. 
A ofensiva regional enfraqueceu consideravelmente o Boko Haram, que perdeu várias posições no extremo norte da Nigéria. Band News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).