quarta-feira, 27 de maio de 2015

INTERNACIONAIS

27/05/2015
POLÍCIA SUÍÇA PRENDE DIRIGENTES DA FIFA SOB SUSPEITA DE CORRUPÇÃO 

Seis dirigentes da Fifa foram presos em um hotel em Zurique, na Suíça, na manhã desta quarta-feira, sob acusações de corrupção. Entre os detidos está o vice-presidente da Fifa, Jeffrey Webb. 
Segundo repórteres da BBC, o ex-presidente da CBF José Maria Marin também foi visto deixando o hotel acompanhado por policiais, que carregavam sua mala e seus pertences em uma sacola plástica. 
Os suspeitos podem extraditados para os Estados Unidos, já que as prisões foram feitas a pedido do Departamento de Justiça americano. 
O governo americano suspeita que dirigentes da Fifa teriam pagado mais de US$ 100 milhões de dólares em propinas desde os anos 90. BBC Brasil Entre as acusações que os suspeitos enfrentam estão lavagem de dinheiro, crime organizado e fraude eletrônica. BBC Brasil
BZ- Na Europa, Asia e Estados Unidos, o assunto é a “BOMBA DO DIA” e foi manchete em todos os grandes jornais. 



JUSTIÇA AMERICANA QUER EXTRADITAR OS MALANDROS DA FIFA 

O processo contra os cartolas da Fifa corre na Justiça de Nova York, que pediu a extradição dos que foram presos em Zurique. 
Os atos de corrupção dos quais eles são acusados, praticados desde o início dos anos 90, totalizam dezenas de milhões de dólares. Além de José Maria Marin, que foi preso nesta madrugada, em Zurique, o FBI acusou Rafael Esquivel, da Venezuela, Julio Rocha, da Nicaragua, Eugenio Figueredo, do Uruguai, Nicolás Leoz, do Paraguai, Eduardo Li, da Costa Rica, Jack Warner, de Trinidad e Tobago, Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman.
José Maria Marin deve terminar os seus dias numa prisão federal americana. O Antagonista 


AUTORIDADES NORTE-AMERICANAS CONFIRMAM SEIS MORTES EM INUNDAÇÕES NO SUL DO PAÍS 

As autoridades norte-americanas no Texas e em Oklahoma, ao Sul dos Estados Unidos, confirmaram hoje (26) que seis pessoas morreram e ao menos 10 continuam desaparecidas por causas das inundações que afetam a região. 
Fortes chuvas no domingo (24) deixaram parte dos dois estados inundados. 
O corpo de bombeiros continua a procurar pelos desaparecidos, dentre eles algumas crianças. 
Em algumas regiões a água não baixou e as ruas formaram rios com a água acumulada. 
As tempestades que provocaram as inundações começaram no sábado (23) e, no domingo, o volume de chuva que caiu foi recorde para o período. 
Na manhã de hoje chove na região e também no Norte do México. Leandra Felipe, Agência Brasil 


PREMIÊ DE ISRAEL QUER INICIAR NOVA CONVERSA DE PAZ COM PALESTINOS, DIZ JORNAL 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez uma nova oferta para conversas de paz com os palestinos, informou nesta terça-feira o jornal israelense Haaretz. 
Segundo a reportagem, o primeiro-ministro teria dito ao chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, que espera chegar a um acordo no futuro sobre as fronteiras, para garantir que os assentamentos de judeus permaneçam dentro de Israel. Israel capturou a Cisjordânia na guerra de 1967, no Oriente Médio. 
Os palestinos a querem de volta para formar seu Estado e dizem que toda a construção israelense nestas terras é ilegal, uma posição com amplo apoio internacional. 
Netanyahu, no mínimo, quer manter grandes blocos de assentamentos dentro de Israel. O chanceler palestino Riad al-Malki tem dito que Netanyahu está “tentando enganar o mundo com sua conversa sem sentido”. 


NA ÍNDIA, PELO MENOS 800 PESSOAS JÁ MORRERAM POR CAUSA DO CALOR 

Pelo menos 800 pessoas morreram na sequência da onda de calor que ocorre há mais de uma semana na Índia, sobretudo nos estados do Sul do país, disseram hoje (26) as autoridades do país. 
No estado de Andhra Pradesh – Sul da Índia –, o mais atingido, ao menos 551 pessoas morreram na última semana. Na segunda-feira, a temperatura registrava 47 graus Celsius (ºC), o que levou as autoridades a colocar em alerta os hospitais do estado e recomendar à população que evite sair à rua. 
“O governo do estado lançou programas de informação na televisão e em outras mídias para recomendar às pessoas que não saiam sem chapéu e que bebam água”, disse Tulsi Rani, responsável pela Unidade de Gestão de Catástrofes de Andhra Pradesh. 
“Pedimos também às organizações não governamentais e agências estatais para abrirem pontos de abastecimento de água para que toda a população tenha acesso”, acrescentou a autoridade indiana. Uma grande parte da Índia foi afetada por essa onda de calor, incluindo a capital Nova Deli. Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).