quarta-feira, 29 de julho de 2015

INVESTIGAÇÃO CONTRA LULA PODE SER 'EXEMPLO PARA MUNDO'STIGAÇÃO

29/07/2015

A abertura de uma investigação no Ministério Público Federal do Distrito Federal para apurar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticou tráfico de influência após ter deixado o governo quase não encontra paralelo em outros países, o que demonstra como o relacionamento entre ex-líderes e grandes empresas se situa numa zona legal cinzenta, dizem especialistas em corrupção ouvidos pela BBC Brasil. 
A investigação refere-se à suposta atuação de Lula em favor da construtora Odebrecht em contratos internacionais financiados pelo BNDES. 
O Instituto Lula, do ex-presidente, nega haver irregularidades em suas atividades. 
Alejandro Salas, diretor de Américas da Transparência Internacional, disse que o fato de o Brasil ser uma das maiores economias mundiais, ter destaque na comunidade internacional e de Lula ser personalidade importante podem fazer com que a investigação sirva de modelo. "Seria um enorme exemplo para o mundo. Pode realmente ser o começo de novas regulações e controles", disse ele à BBC Brasil. Alessandra Corrêa De Winston-Salem para a BBC Brasil 
BZ-Lula atuou também como lobista para Eike Batista, tentando fazer com que um grande estaleiro de Singapura, se associasse ao projeto do estaleiro que Eike Batista implantava no Rio de Janeiro e que faliu. Fazer “lobby” não é crime, mas não se pode usar estruturas governamentais, como o Lula usa o BNDES, a Embaixada Brasileira em Singapura, etc...Isso se constitui em tráfico de influência, uma ilegalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).