sábado, 1 de agosto de 2015

NACIONAIS

01/08/2015
FIES: GOVERNO DÁ CALOTE BILIONÁRIO EM UNIVERSIDADES 

O drama do Fies só faz aumentar. O governo deixou de repassar às instituições de ensino 7,5 bilhões de reais do programa. Por Lauro Jardim/Veja 

AS CONTAS PRAGMÁTICAS DE LULA 

O repórter Claudio Dantas (guarde esse nome) diz na IstoÉ: “Lula já faz seus cálculos ante um possível impeachment de Dilma... ou eventual renúncia. 
A familiares o cacique petista confessou estar arrependido de tê-la escolhido como pupila. Dilma revelou-se incontrolável, pouco competente e está destruindo sua ‘herança política’. 
‘Eu errei feio. Poderia ter escolhido o Jaques Wagner ou qualquer outro’, diz. 
Para ele, a melhor solução é ‘Dilma sair logo’. Nessa equação, Michel Temer assume a Presidência com o compromisso de não disputar a reeleição em 2018. Até lá, Lula espera uma recuperação econômica que crie condições para voltar”. O Antagonista 

O PREDECESSOR DE BENÉ 

A reportagem da Época sobre os pagamentos da Caoa a Bené, o tesoureiro clandestino de Fernando Pimentel, esqueceu-se de dizer que a Caoa já havia sido denunciada pela própria Época por pagamentos altamente suspeitos a Antonio Palocci, em 2010, quando ele era coordenador da campanha de Dilma Rousseff, madrinha de Fernando Pimentel. 
Lembrando: “Em 1º de julho de 2010, já no auge de suas atividades na campanha, Palocci fechou um contrato com a Caoa. No papel, o petista foi contratado para ajudar o empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade na avaliação de oportunidades de negócios com a China e na ampliação de produção de veículos. 
Conforme o próprio grupo Caoa admitiu, porém, as consultorias de Palocci não vingaram – nenhum acordo relevante foi fechado. Mesmo assim, o ex-ministro levou uma bolada. De julho a dezembro de 2010, ele recebeu da Caoa 4,5 milhões de reais”. 

REUNIÃO COM GOVERNADORES NÃO TEM NADA POSITIVO 

A presidente quer dividir os problemas com os governadores, mas não oferece nada em troca. 
Nenhuma proposta, nenhum projeto para levar adiante. Foi a mesma coisa que aconteceu em 2013. 
Naquela ocasião, ela ofereceu cinco pactos e nenhum foi adiante. POR MERVAL PEREIRA 
BZ- Alguns comentaristas políticos estão chamando a reunião de: “a junção da fome com a falta de comida” 

RELATÓRIO DA PF CITA EDISON LOBÃO 

A Polícia Federal citou o senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia (Governo Dilma Rousseff), em relatório parcial da 16ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Radioatividade e deflagrada na terça-feira, 28. 
Documentos anexados aos autos da investigação nesta sexta-feira, 31, trazem ainda o depoimento do executivo Flávio Barra, presidente da Andrade Gutierrez Energia, preso pela Radioatividade com o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente licenciado da Eletronuclear. 
Barra e Othon estão sob suspeita de envolvimento em um esquema de propinas nas obras da Usina Angra 3. 
O relatório da PF faz menção a uma reunião ocorrida em agosto de 2014 na sede da UTC Engenharia, apontada como líder do cartel de empreiteiras que se apossou de contratos bilionários da Petrobrás e de outras estatais, inclusive a Eletronuclear. 
Nesse encontro, Ricardo Pessoa, presidente da UTC, teria solicitado ‘doação’ para o PMDB ‘em nome do senador Edison Lobão’. 
“Dentre os dois detidos temporariamente, Flávio David Barra (Andrade Gutierrez) informou que na aludida reunião prévia à assinatura do contrato de Angra 3, Ricardo Pessoa informou a todos que havia uma solicitação por parte do ex-ministro da Energia, Edison Lobão, para que as empresas participantes do consórcio fizessem contribuições para a campanha eleitoral do PMDB”, aponta o relatório. Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).