quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO, CARTOLÃO...

25/11/2015
PF PRENDE SENADOR DELCÍDIO, DO PT, E O BANQUEIRO ANDRÉ ESTEVES PUBLICIDADE 
Resultado de imagem para PF PRENDE SENADOR DELCÍDIO, DO PT, E O BANQUEIRO ANDRÉ ESTEVES PUBLICIDADE

O Supremo Tribual Federal (STF) determinou a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS) por tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. 
A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (25) o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado. Segundo investigadores, o senador foi preso por estar atrapalhando apurações da Operação Lava Jato. 
O senador teria tentado dificultar a delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras, sobre uma suposta participação de Delcídio em irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. 
Também foram realizadas buscas e apreensões no gabiente de Delcídio, no Congresso. As ações desta manhã foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além de Delcídio, a PF prendeu também o chefe de gabinete dele e um advogado ligado ao senador. Diário do Poder  

4 MILHÕES DE REAIS PARA CALAR CERVERÓ
Resultado de imagem para MILHÕES DE REAIS PARA CALAR CERVERÓ

André Esteves, segundo o Jota, tinha em seu poder a delação premiada de Nestor Cerveró.
O banqueiro ofereceu 4 milhões de reais em troca de seu silêncio. O dinheiro seria pago pelo BTG Pactual através de um contrato fajuto com o advogado Edson Ribeiro. 
A família de Cerveró também receberia 50 mil reais por mês. Bernardo Cerveró gravou as conversas com André Esteves e Delcídio Amaral e as entregou para o Ministério Público Federal. Delcídio Amaral prometia influir no STF para melar as investigações da Lava Jato. O Antagonista  
BZ-Muitos meliantes poderosos estão contando com a possibilidade de poderem melar o processo no STF.


PLANO DE FUGA TINHA ESPANHA COMO DESTINO E ENVOLVIA MESADA A CERVERÓ 

Nas discussões sobre o plano de fuga para Nestor Cerveró, o senador Delcídio Amaral negociava uma “mesada” para bancar a permanência do ex-diretor da Petrobras no exterior. 
Pelo fato de Cerveró ter nacionalidade espanhola, o destino final cogitado era a Espanha.
 O plano era tão detalhado que o Ministério Público descreve até o avião que seria usado na fuga: um Falcon 50. Por: Vera Magalhães /Radar/Veja 

PT TEME DELAÇÃO PREMIADA DE BUMLAI 

O PT está apreensivo. O partido teme que José Carlos Bumlai, pecuarista e amigo do ex-presidente Lula preso nesta terça-feira, feche acordo de delação premiada na Lava-Jato. 
Bumlai é considerado um fio desencapado. Suas explicações afoitas para as acusações feitas por delatores da operação — como a hilária versão de que pagou empréstimo de 12 milhões com sêmen de boi — são considerados sinais de que ele não resistirá muito tempo preso sem falar. 
Não por acaso Lula tem tentado se desvencilhar do amigo, algo difícil, dada a proximidade de ambos. Por: Vera Magalhães/Radar/Veja 

PRISÃO DO AMIGO BUMLAI É SÉRIA AMEAÇA A LULA 

Desde o início da Lava Jato, a prisão do “primeiro amigo” José Carlos Bumlai é a mais séria ameaça ao ex-presidente Lula. 
No Planalto, o temor é que Bumlai não resista à pressão da família para fazer acordo de delação. 
Íntimo amigo e conhecedor de segredos, o temor é Bumlai confessar, afinal, como e por que se beneficiou dessa amizade e virou uma espécie de “resolvedor de problemas” da família Lula da Silva. 
O lobista Fernando Baiano delatou que Bumlai lhe pediu R$ 2 milhões para supostamente uma nora de Lula comprar um imóvel. Bumlai também aparece como articulador da reforma do sítio da família Lula da Silva em Atibaia (SP), feita pela OAS, empreiteira do petrolão.
Tem sido decisiva a pressão das famílias nos acordos de delação premiada. 
O mesmo se espera no caso Bumlai, hoje com 71 anos. A inclusão dos filhos de Bumlai entre os investigados (foram levados pela PF para depor sob vara) será usada para pressioná-lo à delação. Cláudio Humberto 

PRISÃO DE BUMLAI ENVOLVE DIREÇÃO DO PT 

Prisão de Bumlai leva as investigaçãoes da Operação Lava-Jato de volta ao mensalão e ao assassinato de Celso Daniel, porque Marcos Valerio já tinha dito em um depoimento à PF que parte de um empréstimo - agora de novo no foco da investigação - teria sido usada para calar uma testemunha-chave que estava chantageando Lula para não envolvê-lo na morte do ex-prefeito. 
Isso pega diretamente a direção do PT num caso que ainda não foi explicado. POR MERVAL PEREIRA 

CONDENADOS POR MORO, EXECUTIVOS DA OAS PEDEM AO STF PARA VOLTAR AO TRABALHO 

A defesa da cúpula da OAS entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter medidas impostas pela própria Corte e permitir que os quatro executivos condenados na Lava Jato possam voltar a trabalhar. 
Em abril, a 2ª Turma da Corte determinou que nove executivos, entre eles os dirigentes da empreiteira, tivessem a prisão preventiva substituída por outras medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica e afastamento das empresas envolvidas na investigação, além de suspensão de atividades econômicas.
Em agosto, o juiz Federal Sérgio Moro condenou o ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro, conhecido como Léo Pinheiro, e Agenor Medeiros, ex-diretor-presidente da área internacional, a 16 anos e 4 meses de reclusão. 
Os executivos Mateus Coutinho de Sá Oliveira, ex-diretor financeiro, e José Ricardo Nogueira Breghirolli receberam pena de 11 anos de reclusão. Estadão Conteudo 
BZ-Há um enorme risco desses executivos voltarem a delinquir ou pelo menos tentarem obstruir o caminho da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).